Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunaAlvarezLemosdoCarmo.pdf521,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar da educação infantil no currículo do Curso de Pedagogia da UnB
Autor(es): Carmo, Bruna Alvarez Lemos do
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Pedagogia
Educação de crianças
Professores - formação
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: CARMO, Bruna Alvarez Lemos do. O lugar da educação infantil no currículo do Curso de Pedagogia da UnB. 2013. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo busca realizar uma descrição sobre o lugar da Educação Infantil no atual currículo do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), de acordo com a visão de seus discentes e se esse currículo está elaborado para formar o pedagogo de Educação Infantil. Entre inquietações, por que ofertar a disciplina de ‘Educação Infantil’ e para quê formar o pedagogo de Educação Infantil. Para tanto, fez-se uma pesquisa do tipo exploratória e reflexiva com doze estudantes em final de graduação do Curso de Pedagogia da UnB, além do estudo de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1/2006) e o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia da UnB de 2002, bem como de autores conceituados. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes veem a disciplina de ‘Educação Infantil’ como obrigatória para a formação do pedagogo, mesmo que este não atue na área, bem como a falta de preparação que eles sentem para atuar nas áreas que consideram que o currículo de Pedagogia da UnB os forma. Eles veem o estágio obrigatório como o momento chave para articular a teoria e a prática e afirmam que o currículo precisa ser revisto. Assim, identificou-se a vontade de ter uma formação plena para a prática docente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a proposta de tornar a disciplina Educação Infantil obrigatória para que todos tenham a mesma responsabilidade em cursá-la, pois estão os pedagogos habilitados para atuar na área, porém sem formação específica. Por fim, apresentam-se propostas e sugestões de mudança no currículo vigente para atender às necessidades apresentadas por eles. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study seeks to accomplish a description about the place of the Early Childhood Education at current curriculum of Pedagogy of the University of Brasília (UnB), according to the students’ view and if this curriculum is designed to educate the teacher of Early Childhood Education. Among concerns, why offer the class of 'Child Education' and what for educate the Early Childhood educator. For that, a exploratory and reflexive research with twelve students in the final graduation Pedagogy Course of UnB was conducted and besides the study of normative documents such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei No. 9.394/96), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (CNE / CP No. 1/2006) and UnB’s Education Course Academic Plan / 2002, and renowned authors. The research results indicate that students see the class of 'Early Childhood Education' as required for the formation of the educator, even if they does not act in the area, as well as the lack of preparation that they feel to work in areas they consider that the Curriculum of Pedagogy of UnB educate them. They see the compulsory training as the key moment to articulate the theory and practice and claim that the curriculum needs to be revised. Therefore, was identified the desire to have a full training for teaching in Early Childhood Educational and the First Years of Elementary School, the proposal to render the class required for everyone to have the same responsibility to do it because educators are empowered to act in the area, but without specific formation. Finally, appear suggestions and proposals for change in the current curriculum to meet the needs presented by them.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons