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Título: Acompanhamento individualizado de um aluno com déficit de atenção : construindo estratégias pedagógicas
Autor(es): Oliveira, Bruna Monteiro de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Distúrbios da aprendizagem
Aprendizagem
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 22-Jun-2012
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: OLIVEIRA, Bruna Monteiro de. Acompanhamento individualizado de um aluno com déficit de atenção: construindo estratégias pedagógicas. 2012. xiii, 139 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no trabalho pedagógico e no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com Transtornos de Déficit de Atenção (TDA) do sétimo ano do Ensino Fundamental, priorizando divisar possibilidades que potencializem o seu sucesso escolar. Tem como objetivos específicos (1) identificar processos de aprendizagem envolvidos no trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula; (2) construir estratégias pedagógicas para intervenção individualizada coordenada com o trabalho pedagógico realizado em sala e analisar os efeitos dessas estratégias na aprendizagem dos conteúdos escolares e no desenvolvimento da subjetividade do aluno; e (3) refletir sobre as possibilidades de aprendizagem e as possibilidades de um trabalho pedagógico que potencialize o sucesso escolar e as perspectivas de futuro de sujeitos com TDA. O referencial teórico elenca temas como aprendizagem e desenvolvimento, adolescência, histórico e conceituação do TDA, e estratégias pedagógicas. Enfatiza a perspectiva histórico-cultural sobre os processos de mediação e participação ativa do sujeito na construção do conhecimento. A pesquisa empírica seguiu uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Foi realizado um estudo de caso com um aluno do sétimo ano diagnosticado com TDA, considerado com grandes problemas de aprendizagem pelos profissionais da escola. Contou com entrevistas individuais com a orientadora educacional, com duas professoras e com o próprio aluno. Depois, foi realizada uma intervenção por meio de encontros individualizados entre pesquisadora e aluno. Foram utilizadas estratégias pedagógicas específicas com o objetivo de promover as aprendizagens e o desenvolvimento do aluno na escola. As análises priorizaram as perspectivas dos participantes sobre os processos de aprendizagem e sobre as práticas pedagógicas no trabalho com alunos com TDA. Resultados sinalizam a diferença na compreensão entre as diferentes profissionais sobre o TDA e os diferentes posicionamentos diante do sujeito em estudo. Entretanto, a partir das entrevistas e das intervenções, houve uma mudança de atitude tanto das profissionais como do próprio aluno em relação ao favorecimento da aprendizagem e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo do aluno. Foi possível demonstrar a importância de um acompanhamento pedagógico individualizado e sua potencialidade se coordenado com as ações pedagógicas em sala de aula e nas demais instâncias institucionais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims at understanding issues regarding teaching and learning processes faced by a seventh grade Elementary School student with Attention Deficit Disorders (ADD) in order to propose pedagogical strategies which foster processes towards optimum school achievement and self development. Specific objectives are set to (1) identify learning processes within classroom pedagogical practices; (2) create pedagogical strategies to be implemented on individual intervention sessions and analyze their effects on student‘s learning and on student‘s self development; finally, (3) reflect upon teaching and learning possibilities and pedagogical practices that empower ADD students to succeed in school and in life. Theoretical chapters approach themes like learning and human development, adolescence, ADD‘s historical and conceptual overview, and pedagogical strategies approaches. Based on a historic-cultural perspective, chapters give emphasis on mediation processes and active participation of subjects on knowledge construction. Empirical work comprised a case study of a seventh grade Elementary School student. It counted with individual interviews with the student, two of his teachers and the School Counselor. It also comprised individual pedagogical intervention sessions with the student and the researcher. Special pedagogical strategies were designed for those sessions in order to promote student school achievement and development. Analysis gave priority to participants‘ perspectives about learning processes and current and about ideal pedagogical practices to better work with ADD students. Results show there are understanding differences among professionals about ADD. Also, they show different positions about understanding student learning needs. However, after interviews and during intervention, it was possible to identify attitudes changes by all the participants towards the student and his learning possibilities. Individual pedagogical intervention sessions can become a productive resource to foster learning and student development, especially when coordinated with classroom and school pedagogical actions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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