Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4946
Título: | O ex-aluno do curso de pedagogia da UnB e o mercado de trabalho: enquete referente ao qüinqüênio 2º/1999 - 1º/2004. |
Autor(es): | Azevêdo, Sarah Carollyne Yunes de |
Orientador(es): | Matos, Bráulio Pôrto |
Assunto: | Mercado de trabalho Pedagogia Educação |
Data de apresentação: | 13-Abr-2012 |
Data de publicação: | 29-Abr-2013 |
Referência: | AZEVÊDO, Sarah Carollyne Yunes. Experiência acadêmica. 2012. 78 f, il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A Pedagogia ressente-se no Brasil de uma certa “crise de identidade” que encontra na recente extinção dos “Cursos Normais” um de seus capítulos mais relevantes. A presente pesquisa partiu da convicção de que uma investigação sobre a inserção do Pedagogo no mercado de trabalho pode ser de grande valor para entender como está acontecendo o encontro do recém-formado com esse mercado, quais os principais problemas encontrados, no que a formação recebida contribuiu, onde houve falhas e o que pode ser feito para melhorar a formação que o graduando em pedagogia está recebendo. Para entender como esse processo está acontecendo foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo survey com uma amostra de 124 ex-alunos do curso de pedagogia da UnB, ingressantes na instituição no quinquênio 2º/1999-1º/2004. Observou-se uma grande diversidade de ocupações neste grupo, embora a inserção modal ainda seja o magistério no setor público. Os pesquisados apontaram como principais falhas da formação recebida: a falta de disciplinas voltadas para competências profissionais, a falta de associação com a prática (estágio, etc.) e professores descomprometidos. Em contrapartida, os pesquisados apontaram como aspectos positivos a flexibilidade do curso e a variedade de projetos e a dedicação de alguns professores. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons