Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SarahCarollyneYunesdeAzevedo.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ex-aluno do curso de pedagogia da UnB e o mercado de trabalho: enquete referente ao qüinqüênio 2º/1999 - 1º/2004.
Autor(es): Azevêdo, Sarah Carollyne Yunes de
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Mercado de trabalho
Pedagogia
Educação
Data de apresentação: 13-Abr-2012
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: AZEVÊDO, Sarah Carollyne Yunes. Experiência acadêmica. 2012. 78 f, il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A Pedagogia ressente-se no Brasil de uma certa “crise de identidade” que encontra na recente extinção dos “Cursos Normais” um de seus capítulos mais relevantes. A presente pesquisa partiu da convicção de que uma investigação sobre a inserção do Pedagogo no mercado de trabalho pode ser de grande valor para entender como está acontecendo o encontro do recém-formado com esse mercado, quais os principais problemas encontrados, no que a formação recebida contribuiu, onde houve falhas e o que pode ser feito para melhorar a formação que o graduando em pedagogia está recebendo. Para entender como esse processo está acontecendo foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo survey com uma amostra de 124 ex-alunos do curso de pedagogia da UnB, ingressantes na instituição no quinquênio 2º/1999-1º/2004. Observou-se uma grande diversidade de ocupações neste grupo, embora a inserção modal ainda seja o magistério no setor público. Os pesquisados apontaram como principais falhas da formação recebida: a falta de disciplinas voltadas para competências profissionais, a falta de associação com a prática (estágio, etc.) e professores descomprometidos. Em contrapartida, os pesquisados apontaram como aspectos positivos a flexibilidade do curso e a variedade de projetos e a dedicação de alguns professores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons