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Título: Deficiência e mercado de trabalho : a inclusão como fator chave para a construção da autonomia
Autor(es): Fois, Adriana Trindade
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Deficientes mentais - educação
Deficientes - emprego
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 4-Out-2012
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: FOIS, Adriana Trindade. Deficiência e mercado de trabalho: a inclusão como fator chave para a construção da autonomia. 2012. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho final de curso é o resultado de uma pesquisa iniciada no ano de 2009, em uma instituição especializada de ensino do Distrito Federal, responsável pela educação e formação de jovens e adultos com deficiência intelectual. Durante os quatro meses que estive inserida na Oficina Protegida Terapêutica dessa instituição, realizei observações e algumas entrevistas com alunos que já estiveram inseridos no mercado de trabalho e com alguns que nunca estiveram. Em um outro momento da pesquisa, resolvi entrevistar pessoas com deficiência intelectual que estão inseridas no mercado de trabalho para descobrir o tipo de autonomia eles possuem no seu dia-a-dia. Nesta pesquisa, procurou-se através de entrevistas, observações e aplicação de questionários, identificar elementos importantes para a construção da autonomia dessas pessoas, assim como analisar a relação entre a inclusão, mercado de trabalho e autonomia. A partir das análises foi possível levantar alguns questionamentos sobre os elementos necessários para o desenvolvimento dessa autonomia e dicutí-los, a fim de ressignificar e valorizar esse processo de desenvolvimento. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This present work is the result of research initiated in 2009 in a specialized education institution in the Federal District, responsible for the education and training of youth and adults with intellectual disabilities. During the four months that I have been placed in Protected Therapeutic Workshop of this institution, I conducted observations and interviews with some students who have already entered the job market and some who have never been. In another moment of research, I decided to interview people with intellectual disabilities who are included in the job market to find out the kind of autonomy they have in their day-to-day. This research sought through interviews, observations and questionnaires to identify important elements for the construction of autonomy of these people, as well as to analyze the relationship between inclusion, job market and autonomy. From the analysis it was possible to raise some questions about the elements necessary for the development of this autonomy and discuss them in order to reframe and enhance this process of development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2012.
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