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https://bdm.unb.br/handle/10483/4936
Título: | O processo de inclusão de uma criança surda sem linguagem na educação infantil em uma escola pública do Distrito Federal : um estudo de caso |
Outros títulos: | The process of adding a non-speaking deaf child in childhood education in a public school in the Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Ana Cláudia Nunes da |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Pessoas com deficiência auditiva - educação Crianças deficientes - educação Inclusão escolar Pessoas com deficiência auditiva |
Data de apresentação: | 9-Ago-2012 |
Data de publicação: | 29-Abr-2013 |
Referência: | SILVA, Ana Cláudia Nunes da. O processo de inclusão de uma criança surda sem linguagem na educação infantil em uma escola pública do Distrito Federal: um estudo de caso. 2012. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Se o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais em diversos ambientes sociais é bastante difícil, esse processo com uma criança surda que não fala a Língua de Sinais, nem mesmo o português oralizado, em uma modalidade de ensino não obrigatória em uma escola pública do Distrito Federal se torna ainda mais difícil. É por meio dessa afirmativa e a partir da abordagem histórico-cultural, que este trabalho pretende investigar e compreender o processo de inclusão dessa criança, para qual a maior dificuldade é a ausência de uma língua estruturada, desdobra-se desta questão o impacto sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A metodologia de caráter qualitativo norteou o estudo de caso que teve nas observações participativas retiradas de um período de estágio obrigatório e nas conversas com membros da instituição de ensino e a responsável pela criança, o material necessário para o acompanhamento e registro da situação do sujeito em seu ambiente escolar. O estudo obtido por meio da análise dos registros observados aponta para um sujeito que ainda não entrou no universo da linguagem inserido em um ambiente escolar impróprio para a aquisição da mesma, e o dilema que o cerca referente à qual língua deve adquirir, se a língua oral, ou se a língua de sinais. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT If the people inclusion process with special needs in various social environments is very difficult, the process with a deaf child who does not speak the spoken Portuguese, or even sign language, in an education system where it is not compulsory in a public school from Distrito Federal becomes even more difficult. Through this statement and from the historical-cultural approach, this work aims to investigate and understand the process of inclusion of this child, for which the greatest difficulty is the absence of a structured language, this issue unfolds the impact on the process of learning and development. The qualitative methodology of the case study was drawn from participatory observations in a period of compulsory training and conversations with members of the educational institution and the responsible for the child, also by the necessary material for monitoring and recording the state of the child in his school environment. The study obtained by analyzing the observed records points to a child who has not yet entered the world of language inserted in a school with an unsuitable environment to acquire the appropriate language. Still there is a dilemma that regards which language the child should acquire: spoken language or sign language. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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