Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo verificar como os resultados da Provinha Brasil são utilizados em uma escola da rede pública do Distrito Federal, e se há alguma interferência do resultado dessa avaliação na organização do trabalho pedagógico da referida escola. Para tanto, foi pesquisada uma turma de 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, com 28 crianças, sendo 18 meninas e 10 meninos. Como fonte de dados foram utilizados os resultados da Provinha Brasil, aplicada no início e no final do ano letivo de 2012, além de observações feitas em sala de aula das práticas pedagógicas da professora da turma. Pôde-se perceber a partir desse trabalho que a Provinha Brasil, na escola pesquisada, não tem sido utilizada como instrumento para auxiliar no redirecionamento das práticas pedagógicas com vistas a melhorar o processo de alfabetização das crianças. Conclui-se, portanto, que políticas de formação continuada da equipe docente e gestora quanto ao uso dos resultados das avaliações deveriam ser planejadas, a fim de que esse instrumento avaliativo possa, de fato, auxiliar o professor em sala de aula, cumprindo o papel de uma avaliação diagnóstica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aim to verify how the results of the Provinha Brasil are used in a public school of the Federal District, and if there is any interference of the result of this evaluation in the pedagogic organization work of the respective school. Thereby, it was investigated a class of the 2nd grade of a Public Elementary School in the Federal District, with 28 kids, being 18 girls and 10 boys. The data sources used were the results of the Provinha Brasil applied in the beginning and the end of the school year of 2012, also observations made in the classroom about the teaching methods of the class teacher. It can be perceived from this project that the Provinha Brasil, in the school said, hasn’t being used as a instrument to help the redirection of the teaching methods in order to make the children’s literacy process better. In conclusion, therefore, the policy of improving formation of the teachers and manager about the use of the results of the evaluations should be planned, so that this kind of evaluation could, in fact, help teachers in classroom to perform the role of a diagnostic evaluation. |