Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Castro, Amanda Lôbo Alves de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Amanda Lôbo Alves de. O sujeito que aprende e suas implicações nas práticas pedagógicas: uma investigação no 2º ano de uma Escola Classe de Brasília. 2012. 87 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. | en |
dc.description.abstract | As práticas pedagógicas tem sido alvo de inúmeras críticas durante os últimos anos. Com frequência se presencia práticas onde os professores desconsideram os sujeitos do aprender e tratam todos de forma igual, sem considerar as diferenças e dificuldades de cada um de seus alunos. Práticas que vem sendo desenvolvidas da mesma maneira ao longo de vários anos sem considerar as características histórico-culturais nas quais o sujeito está submerso. As práticas que foram o foco desse estudo, entretanto, são as que podem servir de exemplo. Nesse trabalho buscou-se estudar as práticas pedagógicas que levam em conta o sujeito que aprende na perspectiva histórico-cultural, que enxergam cada sujeito como único e respeitam os seus processos de construção de conhecimento. A prática pedagógica inovadora desenvolvida por uma professora do 2º ano de uma escola classe de Brasília é o alvo da pesquisa que se orienta pela Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005). O que se busca na pesquisa é compreender uma prática inovadora na qual os sujeitos são considerados como fios condutores de suas aprendizagens o que a partir da análise das observações permite a compreensão da subjetividade social dessa turma. A partir dessa sala de aula busca-se entender quais são os sentidos subjetivos dos sujeitos pertencentes a esse contexto e como esses se constituem de forma a orientar a maneira como a professora atua, e o retorno que ela tem de seus alunos. A análise dos dados leva a conclusão que as práticas pedagógicas utilizadas por essa professora são inovadoras, pois consideram os sujeitos como atores principais de seus processos de aprendizagem o que ajuda na compreensão da subjetividade social desta turma. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The pedagogical practices have been the target of numerous criticisms in recent years. Often witnesses are practices where teachers learn to disregard the subject and treat everyone equally, regardless of the differences and difficulties of each of their students. Practices that are reproduced along the year in the same way, without consider the historical cultural context where the subject is and his background. Although the practices that are the focus of this work are the ones those can be taken as an example. This work tries to study the pedagogical practices those consider the subject who learns in his historical cultural perspective, which understands that the subject is unique and respects his building knowledge process. The pedagogical innovative practice that is been developed by one teacher of the 2º year of a public school in Brasília is the focus of this research who is oriented by the Qualitative Epistemology of González Rey (2005). This research pretends to understand an innovative practice where the subjects are considered as conductors of their own knowledge process, what by the analyses of the observation make possible for you to understand about the social subjective of the classroom. Considering this classroom like a start we try to understand which are the sensitive subjects of the subjects who are in this context and how they are connect to orientate the teachers practice and the feedback that she receives of her students. The analyses of the observations took the researcher to conclude that the pedagogical practices used by this teacher are really innovative because it consider the subjects like conductors of their knowledge process what helps in the comprehension of the social subjective of this group. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Subjetividade - educação | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.title | O sujeito que aprende e suas implicações nas práticas pedagógicas : uma investigação no 2º ano de uma Escola Classe de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-04-29T10:57:15Z | - |
dc.date.available | 2013-04-29T10:57:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-29T10:57:15Z | - |
dc.date.submitted | 2012-10-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4930 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|