Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoycedeAlmeidaPeixoto.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações sociais dos pais acerca da escola em tempo integral
Autor(es): Peixoto, Joyce de Almeida
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Educação integral
Data de apresentação: 9-Ago-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: PEIXOTO, Joyce de Almeida. Representações sociais dos pais acerca da escola em tempo integral. 2012. [59] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A extensão da jornada de tempo escolar tem envolvido o atual cenário da educação brasileira. Considerando que esta temática vem sendo discutida desde a primeira metade do século XX, esta pesquisa apresenta no seu desenvolvimento teórico-metodológico autores voltados ás temáticas da Educação Integral e Representações Sociais. O referencial teórico se concentrou em dois pontos principais. Primeiro o histórico e a conceituação das Representações Sociais e da Teoria das Representações Sociais e suas contribuições na educação. Segundo, a conceituação da Educação Integral e da Escola em Tempo Integral e seus desdobramentos na Educação. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as representações sociais que os pais dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental possuem acerca da escola de tempo integral. Os participantes desta pesquisa foram dezessete pais que se encontram na faixa etária entre vinte oito e cinquenta e dois anos. O instrumento utilizado foi um questionário composto de cinco questões abertas e dez fechadas, sendo que as abertas buscam compreender a visão dos pais acerca da Escola em Tempo Integral, quais são as vantagens e desvantagens de ter o filho matriculado em uma Escola em Tempo Integral e as questões fechadas buscam identificar o perfil dos participantes: sexo, idade, estado civil, profissão, escolaridade, faixa salarial, quantos filhos, instituição de ensino em que os seus filhos estudam e a localização da mesma. Os resultados indicam que, 34% dos pais tem a escola em tempo integral, como: interessante, boa opção, positiva, ótima e excelente, porém, não assume o papel de parceira na educação integral de seus filhos e sim, um local onde poderão deixar seus filhos enquanto trabalham. Por outro lado, 66% dos pais acreditam que a escola em tempo integral representa um local onde pode gerar estresse e cansaço. No entanto, acreditam ser um espaço de formação integral de seus filhos e ressaltam que é preciso que haja profissionais qualificados, estrutura física adequada e atividades próprias para cada fase do desenvolvimento. Conclui-se que, as Representações dos pais acerca da escola em tempo integral, se distanciam da Educação Integral proposta por Anísio Teixeira. Porém o grande desafio é que o aprendizado dos alunos seja ampliado, o currículo seja integrado e que haja a articulação das atividades. A escola em tempo integral deve se preocupar em proporcionar educação integral em tempo integral possibilitando, dessa maneira, educação de qualidade para todos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The length of time of day school has involved the current scenario of Brazilian education. Whereas this issue has been discussed since the first half of the twentieth century, this research presents the theoretical and methodological development authors focused thematic Ace of Education and Integral Representations. The theoretical focused on two main points. First the history and concept of Social Representations and the Social Representation Theory and its contributions to education. Second, the concept of Integral Education and the School Fulltime and its developments in education. This research aims at analyzing the social representations that parents of students in kindergarten and elementary school have about the school full time. The participants in this study were seventeen parents who are aged between twenty eight fifty-two years. The instrument used was a questionnaire consisting of five open questions and ten closed, and the open seek to understand the views of parents about the School Fulltime, what are the advantages and disadvantages of having a child enrolled in school full time and the closed questions sought to identify the profile of the participants: gender, age, marital status, occupation, education, salary range, how many children, educational institution where their children study and location of same. The results indicate that 34% of parents have school full time, as interesting, good choice, positive, good and excellent, however, assumes the role of full partner in the education of their children and yes, a place where they can leave their children while they work. On the other hand, 66% of parents believe that school full time is a place where you can generate stress and fatigue. However, they believe to be a place of integral education of their children, they point out, however, that there needs to be qualified, adequate physical infrastructure and activities suitable for each stage of development. It is concluded that the representations of parents about the school full time, distance themselves from the Comprehensive Education proposed by Teixeira. But the big challenge is that student learning is extended, the curriculum is integrated and there is a mix of activities. The fulltime school should endeavor to provide comprehensive education full time ensuring in this way, quality education for all.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons