Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4918
Título: | Efeitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2008 nas licenciaturas de Filosofia e Matemática de duas universidades do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Karina Luiza Miranda de |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Ensino superior Universidades e faculdades - avaliação Avaliação educacional - ensino superior Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) |
Data de apresentação: | 19-Dez-2011 |
Data de publicação: | 25-Abr-2013 |
Referência: | OLIVEIRA, Karina Luiza Miranda de. Efeitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2008 nas licenciaturas de Filosofia e Matemática de duas universidades do Distrito Federal. 2011. 118 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A discussão proposta neste trabalho situa-se no contexto da avaliação institucional, tendo como foco o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem como objetivo analisar o efeito dos resultados obtidos através do Enade pelos cursos de Filosofia e Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB) em suas gestões acadêmicas. De forma articulada a este objetivo, a pergunta norteadora da pesquisa, ora relatada, é: como a gestão acadêmica dos cursos pesquisados incorporam os resultados obtidos através do Enade? Nesta perspectiva, buscou-se relacionar as percepções dos gestores às práticas adotadas nessas instituições, bem como identificar as contribuições do Sinaes para a melhoria da qualidade da educação superior no país. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas com os referidos gestores e a análise de documentos e textos produzidos por autores conceituados. A análise dos dados obtidos revela que os coordenadores reconhecem a importância do Enade como componente do Sinaes. Os coordenadores da universidade privada conhecem e valorizam mais o sistema de avaliação que os coordenadores da instituição pública. Na instituição pública os resultados não refletem nas práticas da gestão acadêmica. Um dos coordenadores tem conhecimento mínimo sobre o Sinaes como um todo. Na instituição privada os resultados são bem aproveitados. Observamos que é necessário que gestores, alunos e sociedade aprofundem seus conhecimentos a respeito da avaliação institucional e suas contribuições para a educação. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The discussion proposed in this paper lies in the context of institutional evaluation, focusing on the National Survey of Student Performance (Enade) as a component of the National Higher Education Evaluation (Sinaes). Intends to analyze the effect of the Enade results obtained by the graduation of Philosophy and Mathematics at the University of Brasília (UnB) and the Catholic University of Brasilia (UCB) in their academic management. The question guiding the research, articulated to this purpose is: how the academic management of the university courses surveyed use the results obtained by Enade? In this perspective, related to the perceptions of managers to the practices adopted in these institutions, as well as identify the contributions of Sinaes to improve the quality of higher education in the country. The methodology used was the qualitative research approach, using semi-structured interviews with these managers and analysis of documents and texts written by respected authors. The results analysis reveals that the managers recognize the importance of Enade as a part of Sinaes. The managers of the private university know and value the evaluation system more than the managers of the public university. In the public institution the results are not reflected in the practices of the academic management. One of the coordinators has minimal knowledge about the Sinaes. The private institution makes effective use of results. It is necessary for managers, student and society to become more knowledgeable about the institutional evaluation and its contributions to education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons