Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4916
Título: | Currículo multicultural na educação infantil : a prática pedagógica da capoeira |
Autor(es): | Ribeiro, Juliana Neiva |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Capoeira Currículo escolar Educação de crianças |
Data de apresentação: | 9-Out-2012 |
Data de publicação: | 25-Abr-2013 |
Referência: | RIBEIRO, Juliana Neiva. Currículo multicultural na educação infantil: a prática pedagógica da capoeira. 2012. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A Educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica Brasileira e deve, dentre outros objetivos, contribuir para formação de cidadãos críticos, que reconheçam o valor das culturas que fazem parte da sociedade deste país, afirmando sua identidade e autoestima. Este trabalho relata, através de variadas experiências, como a Capoeira pode ser um elemento da cultura Brasileira que transmita tais valores às crianças através de sua musicalidade, costumes e rituais aprendidos e reaprendidos durante os anos, que trazem em si sentimentos de resistência e valorização do povo Negro, tão desvalorizado e sacrificado ao longo da história Brasileira. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons