Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JulianaNeivaRibeiro.pdf970,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Currículo multicultural na educação infantil : a prática pedagógica da capoeira
Autor(es): Ribeiro, Juliana Neiva
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Capoeira
Currículo escolar
Educação de crianças
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: RIBEIRO, Juliana Neiva. Currículo multicultural na educação infantil: a prática pedagógica da capoeira. 2012. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A Educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica Brasileira e deve, dentre outros objetivos, contribuir para formação de cidadãos críticos, que reconheçam o valor das culturas que fazem parte da sociedade deste país, afirmando sua identidade e autoestima. Este trabalho relata, através de variadas experiências, como a Capoeira pode ser um elemento da cultura Brasileira que transmita tais valores às crianças através de sua musicalidade, costumes e rituais aprendidos e reaprendidos durante os anos, que trazem em si sentimentos de resistência e valorização do povo Negro, tão desvalorizado e sacrificado ao longo da história Brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons