Título: | A inserção do lúdico no currículo escolar no primeiro ano do ensino fundamental : reflexões sobre a prática pedagógica |
Autor(es): | Ferreira, Gleice Kelly Câmara |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Atividades lúdicas Ensino fundamental Educação de crianças |
Data de apresentação: | 9-Out-2012 |
Data de publicação: | 25-Abr-2013 |
Referência: | FERREIRA, Gleice Kelly Câmara. A inserção do lúdico no currículo escolar no primeiro ano do ensino fundamental: reflexões sobre a prática pedagógica. 2012. 88 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar como o lúdico é inserido no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola particular tendo em vista a atual conjuntura de inserção da criança de seis anos de idade em uma nova etapa escolar. Para tanto foram realizadas observações, análise de documentos e uma entrevista com a docente da turma sob uma vertente etnográfica. Buscou-se compreender a concepção da escola sobre a infância e a ludicidade, averiguada através da formação pedagógica dos profissionais de educação atuantes na instituição, do espaço, do tempo e do material disponibilizados para realização e utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica com autores que abordam o lúdico e o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Com base nessa pesquisa foram elaboradas as principais conceitualizações sobre a temática, seu histórico, suas implicações sobre a criança e sua utilização no contexto escolar. Constatou-se que existe o conhecimento do brincar como fundamental para o desenvolvimento infantil tanto por parte da instituição como por parte da professora. Porém esta dimensão é vista como um recurso para a instrução de conteúdo escolar, não sendo compreendida como ação espontânea, que produz e é produzida como elemento na cultura, sendo restritos os espaços e horários consentidos para sua realização. Tal aspecto não condiz com as necessidades de uma criança pequena, que possivelmente até pouco tempo se via imersa num mundo de fantasia, cantigas, brincadeiras e acolhimento. |
Abstract: | The present work aims to identify how playfulness is included in the first year of primary education of a private school in view of the current situation of the six-year-old child in a new school stage. For both were carried out observations, analysis of documents and an interview with the teacher of the class under an ethnographic component. All this searching for understanding that the school featured on childhood and playfulness, which might be determined by the pedagogical training of education professionals who work at the institution, space, time and material available for implementation and use of games, toys and child’s play. To begin with, was made a bibliographical research with authors that discuss the playful and the children's development and learning. Based on this research have been made the main conceptualizations about the subject, its history, its implications about the child and its use in the school context. It was noted that there is knowledge of the play as fundamental to child development both on the part of the institution as part of the teacher. However this activity is seen as a resource for school content instruction, not being understood as spontaneous action, which produces and is produced in culture. Being the spaces and times allowed for their achievement. What does not correspond to the needs of a young child, possibly until recently seen immersed in a fantasy world, songs, games and greeting. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|