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Título: Concepções sobre inclusão : um estudo de caso sobre a equipe de gestão escolar de uma Escola Classe da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Ikawa, Fernanda Guimarães
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação inclusiva
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: IKAWA, Fernanda Guimarães. Concepções sobre inclusão: um estudo de caso sobre a equipe de gestão escolar de uma Escola Classe da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2012. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Como política educacional, a Educação Inclusiva teve um desdobramento importante em 1994, embasada no documento Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática na Área das Necessidades Educativas Especiais, produzido pela UNESCO, na Espanha. Resumidamente, o documento fala sobre o direito fundamental de toda criança à educação e afirma que a diversidade deverá ser considerada nos sistemas educacionais. Desde então houve muitos avanços com relação à inclusão, especialmente, no que se refere à inserção de crianças com necessidades especiais nas classes e escolas regulares. A inclusão é um tema ainda polêmico, pois vai muito além de apenas matricular essas crianças nas escolas regulares. Nesse trabalho, buscou-se compreender quais são as concepções de inclusão da equipe responsável pela gestão escolar em uma Escola Classe da Asa Sul, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O trabalho realizado foi uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Com a pesquisa feita por meio de observações, entrevistas e análises documentais, procurou-se compreender como funciona o processo da escola, no que se refere à gestão escolar inclusiva. Buscou-se verificar como é tratada a inclusão escolar para além das práticas pedagógicas da sala de aula, visando um trabalho mais amplo que envolve a escola como um todo e não apenas os professores e alunos. Por meio das entrevistas, foi possível verificar que, em relação aos processos inclusivos, a escola se encontra desarticulada com relação ao trabalho desenvolvido pela equipe gestora. Isso talvez se dê ao fato de terem acontecido mudanças no quadro de pessoas da escola, fazendo com que os gestores ainda não consigam realizar projetos contínuos, devido a grande rotatividade de professores e servidores. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
As educational policy, Inclusive Education was an important development in 1994, based on the document Salamanca Statement on Principles, Policy and Practice in Special Needs Education, produced by UNESCO, Spain. Briefly, the document talks about the fundamental right of every child to education and affirms that diversity should be considered in educational systems. Since then there have been many advances in relation to inclusion, particularly as regards the insertion of disabled children in schools and regular classes. Inclusion is a topic still controversial as it goes far beyond just enrolling these children in mainstream schools. In this study, we sought to understand what are the concepts of inclusion of staff responsible for school management in a School Class of Asa Sul, the Department of Education of the Federal District. The work was a qualitative research characterized as a case study. With the research done through observations, interviews and documentary analysis, we sought to understand how the process works the school regarding school management inclusive. We tried to check is treated as inclusive education beyond teaching practices in the classroom, seeking a broader work that involves the school as a whole and not just the teachers and students. Through the interviews, we found that, in relation to inclusive processes, the school is disjointed about the work of the management team. This may be given to the fact that changes have taken place in the context of people from school, causing managers still fail to accomplish ongoing projects, due to high turnover of teachers and servers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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