Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4910
Título: | A comunicação nos processos interativos de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Duarte, Yasmine Schuabb |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Aprendizagem Professores e alunos Comunicação na educação Comunicação interpessoal |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 24-Abr-2013 |
Referência: | DUARTE, Yasmine Schuabb. A comunicação nos processos interativos de ensino-aprendizagem. 2012. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho desenvolveu um estudo sobre a comunicação nos processos interativos de ensino e aprendizagem à luz da abordagem histórico-cultural. Buscou-se investigar os processos comunicativos no contexto da sala de aula em relação à diversidade dos alunos, tendo em vista a singularidade de cada sujeito, destacando o ambiente social como propulsor da aprendizagem. Este trabalho sustenta também que afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, as quais se estruturam nas ações dos indivíduos, para construirem o seu processo de ensino e aprendizagem. Procurou-se, então, vincular a comunicação com a aprendizagem considerando a maneira como professor e aluno percebem-se a si próprios e percebem-se mutuamente no contexto escolar, gerando expectativas diferentes e assim, processos comunicativos diferenciados. Apoiada na epistemologia qualitativa, a pesquisa tem a interpretação dos dados a partir do contexto vivenciado no campo, a partir do acompanhamento das expressões dadas em cada situação. O desenvolvimento da pesquisa permitiu observar como os processos comunicativos estão organizados na sala de aula e como eles ajudam no desenvolvimento do aluno. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study developed a study on communication in the interactive process of teaching and learning in the light of historical-cultural approach. We sought to investigate the communicative processes in the context of the classroom in relation to student diversity, in view of the uniqueness of each subject, highlighting the social environment as a stimulus for learning. This paper also argues that affect and cognition are inseparable aspects, present in any activities, which are structured in the actions of individuals to build their teaching and learning. It was attempted, then the communication link with learning considering the way teachers and students perceive themselves to themselves and perceive each other in the school context, and thus generating different expectations, different communicative processes. Supported in Epistemology Qualitative research has the interpretation of data from the context experienced in the field, from the monitoring of the expressions given in each situation. The development of the research allowed us to observe how the communication processes are organized in the classroom and how they help in the development of the student. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons