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dc.contributor.advisorFerreira, Nirce Barbosa Castro-
dc.contributor.authorAlmeida, Valeska Vieira de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Valeska Vieira de. Reflexões sobre o processo de formação do pedagogo: experiência e análise de formação pedagógica com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. 2012. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a formação do pedagogo em processo para atuar em diferentes ambientes educativos, tendo como foco as Unidades de Semiliberdade, destinado à crianças e adolescentes que cometeram ato infracional e como medida socioeducativa foi decretada a semiliberdade. A partir da minha experiência práxica em uma Unidade de Semiliberdade, juntamente com um grupo de alunos da Faculdade de Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, começo a perceber a importância da formação da (o) pedagoga (o) em algumas áreas especificas da educação e a necessidade de sua inserção em lócus sociais, onde haja demanda desses profissionais, sendo dia a dia formados e transformados a partir de trabalhos realizados junto à comunidade. Ao compartilhar essa experiência práxica proponho caminhos diferentes a serem trilhados por pedagogas (os) que estão em processo de formação; caminhos em que a prática seja a essência de toda a construção do educador; caminhos de interação com o outro; de doação para o outro; caminhos que só podem ser trilhados e atingidos com a presença do outro. Também foi feita uma pesquisa com pedagogos formados, reiterando a importância e a indispensabilidade da minha experiência práxica vivenciada na Unidade de Semiliberdade como fator indispensável a minha formação como pedagoga na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Procuro analisar neste trabalho a importância da práxica pedagógica cotidiana na formação do educador e, assim, a importância do curso de pedagogia ser essencialmente práxico. O conceito de Práxis que guia esse trabalho é o de Freire: [...] os homens se sabem inacabados. Têm a consciência de sua inconclusão. Aí se encontram as raízes da educação mesma, como manifestação exclusivamente humana. Isto é, na inconclusão dos homens e na consciência que dela têm. Daí que seja a educação um que-fazer permanente. Permanente, na razão da inconclusão dos homens do devenir da realidade. Desta maneira, a educação se re- faz constantemente na práxis. Para ser tem que estar sendo. (Freire, 2005, p. 42)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordMedidas socioeducativasen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação do adolescenteen
dc.subject.keywordDelinquência juvenilen
dc.titleReflexões sobre o processo de formação do pedagogo : experiência e análise de formação pedagógica com adolescentes cumprindo medidas socioeducativasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-24T19:15:36Z-
dc.date.available2013-04-24T19:15:36Z-
dc.date.issued2013-04-24T19:15:36Z-
dc.date.submitted2012-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4907-
dc.language.isoPortuguêsen
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