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Título: O surgimento e os efeitos dos rótulos nas interações sociais em uma turma de alfabetização
Outros títulos: The emergence and the effects of labeling among children’s social interactions in a literacy class
Autor(es): Carvalho, Rebeca Basilio de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Interação social em crianças
Crianças - desenvolvimento
Alfabetização
Educação de crianças
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: CARVALHO, Rebeca Basilio de. O surgimento e os efeitos dos rótulos nas interações sociais em uma turma de alfabetização. 2011. xii, 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As interações sociais fazem parte do desenvolvimento humano desde o nascimento. Na infância, essas interações permitem à criança criar seus próprios significados sociais, construindo sua identidade e se desenvolvendo. Ao chegar à escola, se depara com vários sujeitos, que permitem a ela fazer trocas sociais, conhecendo o outro e percebendo a dinâmica da sociedade na qual está inserida. Essas interações, no entanto, nem sempre ocorrem de forma a permitir o pleno desenvolvimento dessa criança. A forma como o outro a vê, nem sempre condiz com a forma como ela se vê. Esses conflitos podem gerar conceitos qualificativos que podem chegar a virar rótulos. Mas, como surgem e quais os efeitos dos rótulos nas interações no contexto escolar? Com base na abordagem sóciogenética de Lev Vigotski, o presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender o surgimento dos rótulos nas interações sociais em uma turma de alfabetização e os seus efeitos nas disposições dos alunos para a aprendizagem. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, contou com a imersão da pesquisadora em uma turma de alfabetização de uma escola pública de Brasília. Utilizou observações e entrevistas individuais com alunos e professora regente. Os resultados relatam momentos de interação em que as relações são mediadas por rotulações de alguns alunos frente ao trabalho escolar e, principalmente, à forma de se relacionar com o outro. As análises relacionam o sentido que o rótulo tem para o sujeito alvo, para os colegas e para a professora. Assim, foi possível ver a importância dos conceitos qualificativos no desenvolvimento da identidade da criança, sendo necessário aos sujeitos, especialmente a professora, conhecer os processos que o envolvem, de forma a proporcionar o pleno desenvolvimento dos alunos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Social interactions are part of human development and allow the child to start their own social meaning and to foster identity construction. In school, the child meets dynamics and tools for social relations which may interfere with psychological development. The negotiations around the way a child sees herself not always relate to the way others see her. In the process of learning to deal with social qualifications of the self, labeling may take important role into defining identity and mediating social relations. Thus, this paper addresses the issue of the emergence and the effects of labels among literacy learning children. Within Vygotsky‟s sociogenetic approach, the paper aims at understanding the emergence of labels within social interactions in a literacy class and the effects of labels in students‟ dispositions towards learning in a broad sense. Due to its qualitative approach, empirical research counted with researcher‟s immersion in a elementary school first year class in a public school in Brasilia. Methodology design was based in observations, individual interview with students and their teacher. Results report episodes in which interactions are mediated by labels of some students. Analysis focuses on the subjective meaning specific labels have within the perspective of students and teacher, including the narrative of the targeted student. It was possible to understand the role of qualitative concepts for identity development. There is a need for teachers to understand such relations and mediate ways of foster development specially in the first years of schooling.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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