Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4897
Título: | Um olhar sobre o atendimento pedagógico/educacional do aluno hospitalizado : a experiência da Clínica Pediátrica do HUB |
Outros títulos: | A look on the pedagogical-educational assistance of hospitalized student : the experience of Pediatric Clinic of HUB |
Autor(es): | Aguiar, Priscilla Araujo |
Orientador(es): | Souza, Amaralina Miranda de |
Assunto: | Pedagogia hospitalar Humanização dos serviços de saúde Hospital Universitário de Brasília (HUB) |
Data de apresentação: | 18-Jul-2012 |
Data de publicação: | 24-Abr-2013 |
Referência: | AGUIAR, Priscilla Araujo. Um olhar sobre o atendimento pedagógico/educacional do aluno hospitalizado: a experiência da Clínica Pediátrica do HUB. 2012. x, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este estudo buscou compreender o atendimento pedagógico-educacional realizado na Pediatria Clínica do Hospital Universitário de Brasília – HUB, por meio da pesquisa realizada sobre a experiência desse atendimento ofertado ao aluno hospitalizado. Como objetivos específicos pretendeu-se caracterizar esse atendimento, compreender o papel do pedagogo e o desenvolvimento da ação pedagógica neste contexto, assim como identificar as percepções dos sujeitos envolvidos no referido atendimento à criança e ao adolescente hospitalizado realizado nesta instituição. A pesquisa foi realizada com base no método qualitativo e fundamentada por princípios teóricos metodológicos que incluíram procedimentos de levantamento de dados por meio de observações livres, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O público alvo abrangeu professores, pacientes, acompanhantes, profissionais da equipe de saúde e equipe multiprofissional. Considerando a singularidade do fenômeno, a investigação evidenciou que existe uma compreensão positiva de todos os sujeitos sobre as atividades realizadas pelo pedagogo no hospital, apesar de identificarem a necessidade de maior integração da equipe de saúde no sentido de fortalecer essas duas áreas em prol da oferta de um atendimento hospitalar mais humanizado ao paciente. Constatou-se que, pacientes e acompanhantes compreendem que a continuação da escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados é possível e deve ser meta de toda a equipe. Percebeu-se ainda que apesar da presença da pedagogia no tratamento hospitalar se fazer cada vez mais reconhecida pelo esforço e trabalho desempenhado pelo pedagogo no hospital, ainda há a necessidade de ampliação dessa ação educativa para que cada vez menos crianças e adolescentes sejam afetados pela hospitalização e seu consequente afastamento da escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims at understanding the role of the pedagogical-educational services to hospitalized children and adolescents at the Universidade de Brasília Hospital’s Pediatric Clinic. Specific objectives are tamed to characterize hospital care by the professionals/section; understand educator’s role and pedagogical actions development in such context; as well as to identify the perceptions of those involved in children and adolescents care. Empirical research as grounded on a qualitative methodology. Procedures counted with free observation, structured interviews and questionnaire applicators. Teachers, patients, caregivers, occupational health staff and multidisciplinary team staff participated in the study. Considering the uniqueness of the phenomenon, the investigation revealed through content analysis that there is a positive understanding by all participants about the educator’s role and pedagogical activities to hospitalized children and adolescents. However, there is a need for greater integration among the staff from different sectors, especially in order to offer a more humanized hospital care to these patients. Patients and caregivers believe that the continued schooling of hospitalized children and adolescents can and should be the goal of the entire staff. Research also shows that despite the increasing acknowledgment of the pedagogical-educational service there is a need to expand educational activities to all hospitalized children and adolescents in order to guarantee effective learning as a way to avoid schooling delays or withdraws from school. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons