Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PriscilaGarciaGoncalvesdeMacedo.pdf482,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da mediação no processo de aprendizagem escolar de estudantes de 5ª e 6ª série (6º e 7º ano) com dificuldade de aprendizagem
Autor(es): Macêdo, Priscila Garcia Gonçalves de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Aprendizagem
Professores e alunos
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: MACÊDO, Priscila Garcia Gonçalves de. A importância da mediação no processo de aprendizagem escolar de estudantes de 5ª e 6ª série (6º e 7º ano) com dificuldade de aprendizagem. 2011. 93 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O grande desafio da sala de aula é sem dúvida a mediação das aprendizagens. Entretanto sabe-se que esse processo implica lidar com fenômenos de várias ordens, educacionais, sociais, desenvolvimentais, políticos, de competência profissional, das relações interpessoais, entre outros. Entretanto, poucos estudos focam a mediação das aprendizagens em sala de aula de estudantes com dificuldades no processo de escolarização, e há poucas pesquisas empíricas sobre o assunto no contexto das séries finais do ensino fundamental. Em função dessa demanda, o presente trabalho se propõe a investigar as mediações dos professores com alunos ditos com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivos específicos identificar os sujeitos com dificuldades no segmento de quinta e sexta séries do ensino fundamental, analisar a relação do professor com esses sujeitos e de que forma a visão da classe escolar interfere no processo de aprendizagem do sujeito. Com base na perspectiva sócio-histórica da aprendizagem e desenvolvimento, o trabalho ressalta a importância da subjetividade no processo de aprendizagem a partir das relações sociais estabelecidas no contexto de sala de aula entre os sujeitos; as especificidades da experiência escolar no 5ª e 6ª série (6º e 7º ano) e a visão da ‘dificuldade’ como uma diversidade na aprendizagem. A pesquisa empírica, de caráter qualitativo, utilizou entrevista semi-estruturada com a orientadora educacional, dois alunos de quinta e sexta séries e um questionário com questões abertas à quatro professores desses sujeitos. Resultados destacam uma carência de diálogo entre aluno e professor no contexto da experiência escolar em geral; por parte dos professores, uma tendência de culpar somente o aluno pela barreira estabelecida no processo de aprendizagem; também pôde ser notada a prática dos professores de rotular os alunos ou a turma pelo fato de serem repetentes, dessa forma não havendo nenhum princípio motivacional na prática pedagógica, estabelecendo uma barreira na dinâmica das relações. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The great challenge of schooling is to mediate learning. As a process, it implies dealing with a diversity of phenomena among different domains, such as educational, social, developmental, political, teaching competence, interpersonal relationships among others. However, few studies focus in-class learning mediation with schooling difficulty students within middle school grades. Thus, the present research addresses such demand. The study aims at identify students with learning and schooling difficulties in 5th and 6th grades of Brazilian System Basic Education. It also aims at analyzing the relationship between teacher and these students, teacher conceptions and the role social relations play in foster student with difficulties into learning. Within a socio-historical perspective of learning and development, the study emphasizes (1) the importance of subjectivity in the learning process based on the social relations established in the class context; (2) 5th and 6th grades schooling experiences specificities; and, (3) the notion of “difficulty” as a way of learning. The qualitative type of empirical research used individual interview with Educational Counselor and a 5th and 6th grades students, a male and female, with low learning profile and an open questionnaire to four teachers of these grades. Results outline a lack of dialogue between students and teachers within classroom experiences in general; a trend of consider student guilty from its own fail and for establishing barriers in their own learning process. There is also a teaching practice of labeling students or letting peers label students with low learning profile to the fact they are repeating the same grade again. Thus, some results suggest the lack of a motivation principle intentional constructed within pedagogical methodology, which blocks social relations dynamics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons