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Título: Elementos da subjetividade de professores e a prática pedagógica junto a alunos com deficiência visual : estudo de caso em uma escola inclusiva
Autor(es): Saldanha, Tamara Assunção
Orientador(es): Raposo, Patrícia Neves
Assunto: Deficientes visuais - educação
Subjetividade - educação
Educação inclusiva
Professores - formação
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: SALDANHA, Tamara Assunção. Elementos da subjetividade de professores e a prática pedagógica junto a alunos com deficiência visual: estudo de caso em uma escola inclusiva. 2011. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre as práticas pedagógicas de professores em uma escola inclusiva e em especial identificar elementos da subjetividade constituídos pelo professor sobre o ensino para alunos com deficiência visual. Para tanto, consideraram-se como sujeitos da pesquisa, professores das séries iniciais do ensino fundamental que têm, em sala de aula, alunos com deficiência visual. A escolha dos professores foi baseada nas observações realizadas durante o projeto IV, estágio obrigatório do curso de pedagogia, às práticas docentes, estratégias de ensino, relacionamento com os alunos cegos e sociabilidade. O levantamento bibliográfico permitiu conhecer um histórico desfavorável a educação de pessoas com deficiência, principalmente na formação do professor. Os direitos da pessoa com deficiência avançaram no que diz respeito a questões legais, no entanto percebe-se o desinteresse político por efetivar na prática o que está escrito na teoria, marginalizando a educação da pessoa com deficiência. Esses elementos constituem a formação subjetiva do sujeito professor, que não vê na sua formação o aluno com deficiência visual como um dos sujeitos de sua prática docente. Compreende-se desde a ótica da teoria da Subjetividade de González Rey que esses elementos são maleáveis e passíveis de reconstituição. Partindo desse pressuposto, a pesquisa com base na epistemologia qualitativa, proposta por González Rey foi desenvolvida a partir da entrevista semi-estruturada, técnica de completamento de frases e observações aos professores e as turmas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This essay has the objective of comprehend the relations between the pedagogical practices of teachers of an inclusive school and specially identify the elements of the subjectivity constructed by the teacher about the formation of students with visual impairment. To do so, the subjects considered during the research were teachers from the initiative grades that contribute to the education of visually deficient people. The choice of the teacher was based on the observations realized by “Projeto IV”, obligatory internship, teaching practices and strategies, relationship and socialization with visually deficient students. The bibliographic revision allowed to identify an unfavorable historic about the education of people with deficiency aiming a teaching formation. The rights of those people are being developed in a fast pace, but the lack of political interest of concretizing what the law guarantees can be identified, marginalizing the education of those with deficiency. Those elements constitutes the subjective formation of the teacher, who does not meet those visual deficient students during his formation and consequently does not see de deficient student as object of study. It is acknowledged since González Rey’s Theory of Subjectivity that those elements are malleable and capable of reconstitution. Based on this assumption, the research based on qualitative epistemology proposed by González Rey, was developed from semi-structured interview technique, completion of sentences and observations of the teacher and the class.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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