Resumo: | O presente trabalho busca conhecer, identificar, implementar e refletir sobre o uso do livro literário em classes de educação infantil, favorecendo a relação entre os alunos e os livros e proporcionando um encontro lúdico e prazeroso para as crianças que ainda não dominam convencionalmente a leitura e a escrita. Para se alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola particular do Distrito Federal, com uma turma da educação infantil com alunos com idade de três e quatro anos. Foram realizadas oficinas com leitura de livros literários que proporcionaram momentos de ludicidade, diálogo, conhecimento e criação a partir das histórias presentes nos livros. Essa prática proporcionou ainda momentos de interesse, participação, escuta sensível e entusiasmo pelo mundo dos livros, despertando-os para esse mundo de imaginação que o livro e suas histórias proporcionam. Nesse contexto, podemos entender o que é literatura infantil, conhecendo um pouco da sua história e dialogando sobre estratégias, recursos, ambientes e o papel do professor enquanto mediador entre a criança e o livro literário. Percebemos, assim, que a utilização do livro literário configura-se como um excelente caminho pedagógico para que o educador atraia e desperte o interesse das crianças pelos livros, impulsionando-as a se tornarem futuros leitores. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paperwork seeks to understand, identify, implement and reflect on the use of the literary book in kindergarten classes, favoring the relationship between students and books and providing a fun and enjoyable encounter for children who have not mastered reading and conventional writing. To achieve our objective, we conducted a qualitative study in a private school in the Federal District with a group of early childhood education with students aged three and four years. Workshops were held with reading literary books that provided moments of playfulness, dialogue, understanding and creation of stories from these books. This practice also provided moments of interest, participation, sensitive listening and enthusiasm related to the world of books, awakening them to this world of imagination that the book and their stories provide. In this context, we can understand what children's literature is, knowing a little of their history and talking about strategies, resources, environment and the role of the teacher as mediator between the child and the literary book. We realize, therefore, that the use of literary book presents itself as an excellent way for teaching the educator attract and awaken children's interest in books, pushing them to become future readers. |