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https://bdm.unb.br/handle/10483/4884
Título: | Programa de formação de usuário no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados : um estudo de caso |
Autor(es): | Mota, Larissa Barbosa da |
Orientador(es): | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Serviços de informação Bibliotecas especializadas Centro de Documentação e Informação Câmara dos Deputados - Brasil |
Data de apresentação: | 8-Fev-2013 |
Data de publicação: | 22-Abr-2013 |
Referência: | MOTA, Larissa Barbosa da. Programa de formação de usuário no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados: um estudo de caso. 2013. 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Analisa os programas de formação de usuários existentes no Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados (CD), por meio das percepções dos usuários e bibliotecários/atendentes. Caracteriza-se por ser um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa, com a utilização de questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados da pesquisa mostram que metade dos usuários já solicitou auxílio e recebeu orientação dos atendentes/bibliotecários, em geral, para localizar livros e periódicos nas estantes. Mas apenas 5% participaram dos programas de formação de usuários. Por sua vez, os bibliotecários e atendentes entrevistados sugerem criar uma equipe para planejar os programas de formação com produtos e serviços acessíveis aos usuários. |
Abstract: | This research paper analyzes the training programs for users provided at Chamber of Deputies’ (CD) Centre of Documentation and Information (Cedi), through the perceptions of users and librarians/attendants on the same. This research paper describes a case study of an explorative character, focused in a quantitative and qualitative approach and by using a questionnaire and an interview as a data collection instrument. The study’s results show that half of the users have already applied for assistance and received special guidance from attendants/librarians in order to find books and newspapers on the shelves. But only 5% of the interviewed people participated in training programs for users. In turn, the interviewed librarians and attendants suggest creating a team in order to plan training programs with products and available services to users. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
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