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Título: Avaliação da satisfação da clientela em restaurantes do tipo self-service de Brasília
Autor(es): Nobre, Andreza Paulo
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Restaurantes self-service
Satisfação do consumidor
Qualidade nos serviços
Data de apresentação: Abr-2004
Data de publicação: 4-Ago-2009
Referência: NOBRE, Andreza Paulo. Avaliação da satisfação da clientela em restaurantes do tipo self-service de Brasília. 2004. 37 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: O presente trabalho teve o intuito de avaliar o nível de satisfação da clientela quanto o serviço de alimentação oferecido em restaurantes do tipo self-service de Brasília, incluindo o atendimento dos funcionários; a qualidade dos utensílios e equipamentos de uso da clientela; a higiene do restaurante dos utensílios e equipamentos, de acordo com a característica de cada empresa. A amostra foi constituída de 105 clientes, divididos entre os dois restaurantes: 60 clientes representam o restaurante 1 e 45 representam o restaurante 2. Estes clientes foram selecionados aleatoriamente, entre homens e mulheres com variado grau de escolaridade. O conteúdo do questionário apresentava perguntas referentes: à freqüência da utilização do serviço, o serviço do atendente, a higiene do ambiente, a conservação e a higiene dos equipamentos e utensílios, entre outros aspectos . As perguntas eram objetivas e aplicou–se o teste da escala hedônica, para avaliar o nível de satisfação da clientela . Os resultados indicam que o nível de satisfação quanto ao serviço dos atendentes nos restaurantes foi o que apresentou maior impacto quanto à insatisfação dos consumidores, variando entre 40% e 22,2%.
Abstract: The present work had the intention of evaluating the level of satisfaction of the clientele as the feeding service offered in restaurants of the type self-service of Brasília, including the employees' attendance; the quality of the utensils and equipments of use of the clientele; the hygiene of the restaurant of the utensils and equipments, in agreement with the characteristic of each company. The sample was constituted of 105 customers, divided among the two restaurants: 60 customers represent the restaurant 1 and 45 they represent the restaurant 2. These customers aleatoriamente were selected, among men and women with varied education degree. The content of the questionnaire presented referring questions: to the frequency of the use of the service, the service of the atendente, the hygiene of the atmosphere, the conservation and the hygiene of the equipments and utensils, among other aspects. The questions were objective and the test of the scale hedônica was applied, to evaluate the level of satisfaction of the clientele. The results indicate that the satisfaction level with relationship to the service of the atendentes in the restaurants was what it presented larger impact with relationship to the consumers' dissatisfaction, varying between 40% and 22,2%.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.04.TCC.488
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