Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosanaDantasPortes.pdf70,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das concepções de apreciação musical de professores sobre o planejamento de atividades para uma escuta ativa
Autor(es): Portes, Rosana Dantas
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - análise, apreciação
Professores de música
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 28-Nov-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: PORTES, Rosana Dantas. Influência das concepções de apreciação musical de professores sobre o planejamento de atividades para uma escuta ativa. 2012. [21] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)— Universidade de Brasília, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: O presente artigo partiu do projeto da disciplina TRCC (Trabalho e Recital de Conclusão de Curso) do Departamento de Licenciatura em Música da UAB/UnB realizado pelos acadêmicos do último período do referido curso. As intervenções realizadas por meio do projeto foram duas oficinas de música e um recital didático com alunos do ensino médio de uma escola pública em Palmas-TO. O objetivo da investigação foi analisar como as concepções de apreciação musical dos acadêmicos influenciaram o planejamento de atividades de apreciação no trabalho de recital e conclusão de curso, através de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aberto contendo seis perguntas. Buscou-se a conceituação teórica dos temas implicados no assunto, ou seja, apreciação musical, escuta ativa e o modelo (T)EC(L)A de Swanwick (1979). Mediante a análise dos dados, conclui-se que as concepções de apreciação musical dos professores influenciaram o planejamento das atividades em suas intervenções, tanto no recital quanto nas oficinas, propiciando, ainda que com limitações, uma escuta ativa e atividades musicais de maior significância para os estudantes atendidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons