Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosanaDantasPortes.pdf70,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRecôva, Simone Lacorte-
dc.contributor.authorPortes, Rosana Dantas-
dc.identifier.citationPORTES, Rosana Dantas. Influência das concepções de apreciação musical de professores sobre o planejamento de atividades para uma escuta ativa. 2012. [21] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)— Universidade de Brasília, Porto Nacional-TO, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância.en
dc.description.abstractO presente artigo partiu do projeto da disciplina TRCC (Trabalho e Recital de Conclusão de Curso) do Departamento de Licenciatura em Música da UAB/UnB realizado pelos acadêmicos do último período do referido curso. As intervenções realizadas por meio do projeto foram duas oficinas de música e um recital didático com alunos do ensino médio de uma escola pública em Palmas-TO. O objetivo da investigação foi analisar como as concepções de apreciação musical dos acadêmicos influenciaram o planejamento de atividades de apreciação no trabalho de recital e conclusão de curso, através de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aberto contendo seis perguntas. Buscou-se a conceituação teórica dos temas implicados no assunto, ou seja, apreciação musical, escuta ativa e o modelo (T)EC(L)A de Swanwick (1979). Mediante a análise dos dados, conclui-se que as concepções de apreciação musical dos professores influenciaram o planejamento das atividades em suas intervenções, tanto no recital quanto nas oficinas, propiciando, ainda que com limitações, uma escuta ativa e atividades musicais de maior significância para os estudantes atendidos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãoen
dc.subject.keywordProfessores de músicaen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.titleInfluência das concepções de apreciação musical de professores sobre o planejamento de atividades para uma escuta ativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-18T21:07:02Z-
dc.date.available2013-04-18T21:07:02Z-
dc.date.issued2013-04-18T21:07:02Z-
dc.date.submitted2012-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4865-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons