Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasdaSilvaVieira.pdf4,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto aerodinâmico-estrutural e de estabilidade de um Mini-VANT para imageamento giroestabilizado utilizando técnicas analíticas e numéricas no âmbito da chamada pública MCT / FINEP – CTAERO – VANT – 01 / 2009
Autor(es): Vieira, Lucas da Silva
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Aeronaves
Veículo aéreo não tripulado
Data de apresentação: 25-Jun-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: VIEIRA, Lucas da Silva. Projeto aerodinâmico-estrutural e de estabilidade de um Mini-VANT para imageamento giroestabilizado utilizando técnicas analíticas e numéricas no âmbito da chamada pública MCT / FINEP – CTAERO – VANT – 01 / 2009. 2013. 96 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Aeronaves do tipo VANT têm sido cada vez mais utilizadas em diversos setores da Sociedade como: defesa militar, segurança publica, busca e salvamento, sensoriamento remoto, controle de plantações entre outros. Neste trabalho é desenvolvida uma metodologia de otimização multidisciplinar, para concepção do projeto conceitual de um mini-VANT, atendendo as especificações propostas pela chamada pública MCT/FINEP-CTAEROVANT-01/2009. A otimização, implementada no software comercial modeFRONTIER, analisa diversas configurações, buscando conceber uma aeronave com a menor massa e que atenda as restrições impostas. Os resultados são comparados com o protótipo já construído dentro do grupo de trabalho VANT/UnB, que foi estabelecido como modelo de referência, procurando reduzir a sua massa e aperfeiçoar as suas características. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The use of UAV aircraft has been increased in many sectors of society such as military defense, public security, search and rescue, remote sensing, agriculture control among others. This work develops a multidisciplinary optimization methodology to create the conceptual design of a mini-UAV, meeting the specifications proposed by the public call MCT/FINEP-CTAEROVANT-01/2009. The optimization, implemented in the commercial software modeFRONTIER, analyses several configurations, looking for an aircraft with less mass, and that meets the restrictions. The results are compared with the prototype already built into the UAV Working Group / UNB, which was established as a reference model, seeking to reduce its mass and improve their characteristics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons