Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4821
Título: | Villa-Lobos e a diversidade musical brasileira : estratégias didáticas para apreciação em sala de aula |
Autor(es): | Martins, Alba Regina Marques |
Orientador(es): | Braga, Paulo David Amorim |
Assunto: | Música popular - Brasil Música - análise, apreciação Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 |
Data de apresentação: | 28-Nov-2012 |
Data de publicação: | 17-Abr-2013 |
Referência: | MARTINS, Alba Regina Marques. Villa-Lobos e a diversidade musical brasileira: estratégias didáticas para apreciação em sala de aula. 2012. [18] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012. |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de refletir a respeito de possíveis parâmetros para apreciação de três peças de Villa Lobos, no contexto do ensino fundamental e médio, relacionando essas peças a gêneros brasileiros populares e folclóricos. Esse paralelo entre obras evidenciaria as influências que nossa música folclórica e popular, em gêneros como o choro, por exemplo, exerceu sobre a obra de Villa Lobos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que integra uma breve análise musicológica de três peças de Villa-Lobos e suas implicações pedagógicas em atividades de apreciação musical. Como ponto de partida, buscamos conhecer e compreender teorias e princípios pedagógicos que pudessem nortear a análise de atividades de apreciação musical; também consideramos como objeto de análise algumas experiências realizadas por nós durante o Estágio com duas turmas de 7ªs séries e a disciplina TRCC. Ao final do trabalho, concluímos que a apreciação de peças de Villa-Lobos pode propiciar novas opções de escuta musical em sala de aula e abrir possibilidades para audições de outras músicas eruditas, criando hábitos variados de apreciação musical e ampliando assim a significação que a música pode ter para o jovem. O diálogo do erudito com o popular, além de evidenciar a ligação do mestre com artistas e gêneros populares, vai concorrer para diminuir o preconceito que existe contra a música clássica. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons