Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlbaReginaMarquesMartins.pdf235,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBraga, Paulo David Amorim-
dc.contributor.authorMartins, Alba Regina Marques-
dc.identifier.citationMARTINS, Alba Regina Marques. Villa-Lobos e a diversidade musical brasileira: estratégias didáticas para apreciação em sala de aula. 2012. [18] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.en
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de refletir a respeito de possíveis parâmetros para apreciação de três peças de Villa Lobos, no contexto do ensino fundamental e médio, relacionando essas peças a gêneros brasileiros populares e folclóricos. Esse paralelo entre obras evidenciaria as influências que nossa música folclórica e popular, em gêneros como o choro, por exemplo, exerceu sobre a obra de Villa Lobos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que integra uma breve análise musicológica de três peças de Villa-Lobos e suas implicações pedagógicas em atividades de apreciação musical. Como ponto de partida, buscamos conhecer e compreender teorias e princípios pedagógicos que pudessem nortear a análise de atividades de apreciação musical; também consideramos como objeto de análise algumas experiências realizadas por nós durante o Estágio com duas turmas de 7ªs séries e a disciplina TRCC. Ao final do trabalho, concluímos que a apreciação de peças de Villa-Lobos pode propiciar novas opções de escuta musical em sala de aula e abrir possibilidades para audições de outras músicas eruditas, criando hábitos variados de apreciação musical e ampliando assim a significação que a música pode ter para o jovem. O diálogo do erudito com o popular, além de evidenciar a ligação do mestre com artistas e gêneros populares, vai concorrer para diminuir o preconceito que existe contra a música clássica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilen
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãoen
dc.subject.keywordVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959en
dc.titleVilla-Lobos e a diversidade musical brasileira : estratégias didáticas para apreciação em sala de aulaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-17T13:07:30Z-
dc.date.available2013-04-17T13:07:30Z-
dc.date.issued2013-04-17T13:07:30Z-
dc.date.submitted2012-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4821-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons