Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlbaReginaMarquesMartins.pdf235,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Villa-Lobos e a diversidade musical brasileira : estratégias didáticas para apreciação em sala de aula
Autor(es): Martins, Alba Regina Marques
Orientador(es): Braga, Paulo David Amorim
Assunto: Música popular - Brasil
Música - análise, apreciação
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Data de apresentação: 28-Nov-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: MARTINS, Alba Regina Marques. Villa-Lobos e a diversidade musical brasileira: estratégias didáticas para apreciação em sala de aula. 2012. [18] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de refletir a respeito de possíveis parâmetros para apreciação de três peças de Villa Lobos, no contexto do ensino fundamental e médio, relacionando essas peças a gêneros brasileiros populares e folclóricos. Esse paralelo entre obras evidenciaria as influências que nossa música folclórica e popular, em gêneros como o choro, por exemplo, exerceu sobre a obra de Villa Lobos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que integra uma breve análise musicológica de três peças de Villa-Lobos e suas implicações pedagógicas em atividades de apreciação musical. Como ponto de partida, buscamos conhecer e compreender teorias e princípios pedagógicos que pudessem nortear a análise de atividades de apreciação musical; também consideramos como objeto de análise algumas experiências realizadas por nós durante o Estágio com duas turmas de 7ªs séries e a disciplina TRCC. Ao final do trabalho, concluímos que a apreciação de peças de Villa-Lobos pode propiciar novas opções de escuta musical em sala de aula e abrir possibilidades para audições de outras músicas eruditas, criando hábitos variados de apreciação musical e ampliando assim a significação que a música pode ter para o jovem. O diálogo do erudito com o popular, além de evidenciar a ligação do mestre com artistas e gêneros populares, vai concorrer para diminuir o preconceito que existe contra a música clássica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons