Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4813
Título: | O forró como cultura regional no ensino médio : uma proposta de propagar e ampliar concepções musicais |
Autor(es): | Azevedo, Ana Paula de Andrade Farias |
Orientador(es): | Torres, Fernanda de Assis Oliveira |
Assunto: | Oficina de música Música - análise, apreciação Forró |
Data de apresentação: | 6-Dez-2012 |
Data de publicação: | 16-Abr-2013 |
Referência: | AZEVEDO, Ana Paula de Andrade Farias. O forró como cultura regional no ensino médio: uma proposta de propagar e ampliar concepções musicais. 2012. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Anápolis-GO, 2012. |
Resumo: | A proposta deste artigo foi investigar a concepções dos alunos do ensino médio sobre o estilo forró. Os aspectos que serão discutidos e analisados referem às concepções desses alunos referentes ao ensino da música e do gênero forró. Para tanto, foi proposto uma ação pedagógica com o foco na vivência musical. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários diagnósticos. Os resultados indicam que a receptividade e as concepções dos alunos referentes ao gênero forró e ao ensino musical foram satisfatórias. Esse estudo contribui para o entendimento do fazer musical dentro do contexto escolar tendo como referência formação de plateia. O forró é uma cultura nordestina que se espalhou por todo território nacional estendendo a outros países com influências rítmicas derivados do forró e suas ramificações. Levar essa cultura para o contexto escolar através de projetos musicais extracurriculares promove o fazer musical ampliando as vivências musicais dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons