Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FabioJuniorMilhomemdaSilva.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Recital didático e formação de plateia na prática docente : o violão na diversidade de gêneros e repertórios
Autor(es): Silva, Fábio Junior Milhomem da
Orientador(es): Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Assunto: Oficina de música
Música para violão
Música - análise, apreciação
Plateia (Música)
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 15-Abr-2013
Referência: SILVA, Fábio Junior Milhomem da. Recital didático e formação de plateia na prática docente: o violão na diversidade de gêneros e repertórios. [32] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada em escola pública da rede estadual de educação em Araguaína – TO. Descreve ações em educação musical, voltadas para o desenvolvimento da escuta reflexiva e para a formação de plateia a partir do violão, contemplando o gosto musical dos alunos e apresentando novos gêneros e estilos, abrindo portas para novos aprendizados. A amostra foi realiza com 70 alunos e os dados coletados por meio da aplicação de questionários antes, durante e após a intervenção do pesquisador, caracterizando assim uma pesquisa-ação em virtude da interação entre os participantes. Os dados indicaram que utilizar o violão nas oficinas de atividades musicais e no recital didático, constitui excelente proposta pedagógico-musical para o desenvolvimento da escuta ativa e para despertar o interesse dos alunos por gêneros e estilos musicais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons