Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EginodaSilvaCosta.pdf140,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade de gêneros musicais na formação dos jovens
Autor(es): Costa, Egino da Silva
Orientador(es): Mateiro, Teresa
Assunto: Música - análise, apreciação
Música na educação
Oficina de música
Plateia (Música)
Data de apresentação: 7-Dez-2012
Data de publicação: 15-Abr-2013
Referência: COSTA, Egino da Silva. Diversidade de gêneros musicais na formação dos jovens. 2012. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que forma o Recital Didático pode contribuir para a ampliação da apreciação musical em um ambiente escolar, por meio de atividades pedagógico-musicais de formação de plateia, levando em consideração a grande diversidade de gêneros musicais. Para que os objetivos fossem alcançados, foram desenvolvidas oficinas e o recital didático, dando ênfase à formação de plateia. Como embasamento teórico buscou-se discutir a questão da apreciação musical na formação dos jovens, tendo o apoio de diversos autores da área de educação musical que discutem tanto o tema da apreciação enquanto parâmetro de aprendizagem quanto a relação dos jovens com a música no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, realizada com alunos do 3º ano de uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC, fazendo uso da aplicação de três questionários: diagnostico, de avaliação das oficinas e do recital didático. Os resultados, então, apontam que os alunos se mostraram bastante envolvidos com a proposta das atividades e que as mesmas contribuíram para seu desenvolvimento musical, onde os alunos conheciam e acompanharam as peças que foram tocadas, demonstrando grande aceitação do repertório de maneira geral.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons