Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4804
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_EginodaSilvaCosta.pdf | 140,35 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mateiro, Teresa | - |
dc.contributor.author | Costa, Egino da Silva | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Egino da Silva. Diversidade de gêneros musicais na formação dos jovens. 2012. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que forma o Recital Didático pode contribuir para a ampliação da apreciação musical em um ambiente escolar, por meio de atividades pedagógico-musicais de formação de plateia, levando em consideração a grande diversidade de gêneros musicais. Para que os objetivos fossem alcançados, foram desenvolvidas oficinas e o recital didático, dando ênfase à formação de plateia. Como embasamento teórico buscou-se discutir a questão da apreciação musical na formação dos jovens, tendo o apoio de diversos autores da área de educação musical que discutem tanto o tema da apreciação enquanto parâmetro de aprendizagem quanto a relação dos jovens com a música no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, realizada com alunos do 3º ano de uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC, fazendo uso da aplicação de três questionários: diagnostico, de avaliação das oficinas e do recital didático. Os resultados, então, apontam que os alunos se mostraram bastante envolvidos com a proposta das atividades e que as mesmas contribuíram para seu desenvolvimento musical, onde os alunos conheciam e acompanharam as peças que foram tocadas, demonstrando grande aceitação do repertório de maneira geral. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | en |
dc.subject.keyword | Música na educação | en |
dc.subject.keyword | Oficina de música | en |
dc.subject.keyword | Plateia (Música) | en |
dc.title | Diversidade de gêneros musicais na formação dos jovens | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-04-15T14:09:45Z | - |
dc.date.available | 2013-04-15T14:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-15T14:09:45Z | - |
dc.date.submitted | 2012-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4804 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Música |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons