Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAparecidadeMorais.pdf396,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública
Autor(es): Morais, Maria Aparecida de
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Professores - stress ocupacional
Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 12-Abr-2013
Referência: MORAIS, Maria Aparecida de. Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo enfoca questões sobre Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. O objetivo deste trabalho foi analisar o estresse ocupacional que acomete os profissionais envolvidos nesta tarefa. Sobretudo analisar como os professores da rede pública percebem a inclusão escolar no cotidiano do fazer pedagógico. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da análise de material cientifico, bem como as leis que preconizam sobre a inclusão. Para a realização do trabalho optouse pela pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista realizada com seis professores em uma escola pública na cidade de Santana do Paraíso- MG. A contribuição dessas reflexões possibilitou analisar sobre os processos de trabalhos docente frente a inclusão escolar. Sem pretender uma resposta pronta e definitiva espera-se que este trabalho monográfico seja instrumento de pesquisa que proporcione aos professores e aos interessados no assunto informações sobre o estresse que acomete a profissão docente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons