Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4787
Título: | Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública |
Autor(es): | Morais, Maria Aparecida de |
Orientador(es): | Orrú, Sílvia Ester |
Assunto: | Professores - stress ocupacional Educação inclusiva Estudantes deficientes |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 12-Abr-2013 |
Referência: | MORAIS, Maria Aparecida de. Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo enfoca questões sobre Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. O objetivo deste trabalho foi analisar o estresse ocupacional que acomete os profissionais envolvidos nesta tarefa. Sobretudo analisar como os professores da rede pública percebem a inclusão escolar no cotidiano do fazer pedagógico. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da análise de material cientifico, bem como as leis que preconizam sobre a inclusão. Para a realização do trabalho optouse pela pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista realizada com seis professores em uma escola pública na cidade de Santana do Paraíso- MG. A contribuição dessas reflexões possibilitou analisar sobre os processos de trabalhos docente frente a inclusão escolar. Sem pretender uma resposta pronta e definitiva espera-se que este trabalho monográfico seja instrumento de pesquisa que proporcione aos professores e aos interessados no assunto informações sobre o estresse que acomete a profissão docente. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.4787 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons