Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAparecidadeMorais.pdf396,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOrrú, Sílvia Ester-
dc.contributor.authorMorais, Maria Aparecida de-
dc.identifier.citationMORAIS, Maria Aparecida de. Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo enfoca questões sobre Burnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública. O objetivo deste trabalho foi analisar o estresse ocupacional que acomete os profissionais envolvidos nesta tarefa. Sobretudo analisar como os professores da rede pública percebem a inclusão escolar no cotidiano do fazer pedagógico. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da análise de material cientifico, bem como as leis que preconizam sobre a inclusão. Para a realização do trabalho optouse pela pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista realizada com seis professores em uma escola pública na cidade de Santana do Paraíso- MG. A contribuição dessas reflexões possibilitou analisar sobre os processos de trabalhos docente frente a inclusão escolar. Sem pretender uma resposta pronta e definitiva espera-se que este trabalho monográfico seja instrumento de pesquisa que proporcione aos professores e aos interessados no assunto informações sobre o estresse que acomete a profissão docente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - stress ocupacionalen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleBurnout em docentes envolvidos na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede públicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-04-12T13:37:08Z-
dc.date.available2013-04-12T13:37:08Z-
dc.date.issued2013-04-12T13:37:08Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4787-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.4787pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons