Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavodosSantosCordeiro.pdf500,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Penhorabilidade do bem de família do fiador : análise do recurso extraordinário 407.688 à luz do direito fundamental à moradia e da teoria do patrimônio mínimo
Autor(es): Cordeiro, Gustavo dos Santos
Orientador(es): Frazão, Ana de Oliveira
Assunto: Direitos civis
Penhora (Direito)
Inalienabilidade de bens
Bem de família
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: CORDEIRO, Gustavo dos Santos. Penhorabilidade do bem de família do fiador: análise do recurso extraordinário 407.688 à luz do direito fundamental à moradia e da teoria do patrimônio mínimo. 2013. 66 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a examinar a plausibilidade da inserção do inciso VII ao artigo 3º da Lei 8.009/1990, que excepcionou a regra da impenhorabilidade do bem de família por força de obrigação decorrente de contrato de fiança locatícia. Embora não se pretenda esgotar o tema, a análise proposta envolverá a fundamentalidade do direito à moradia e a necessidade de se garantir às pessoas um mínimo patrimonial, com vistas a resguardar o mínimo existencial devido a todas as pessoas, notadamente àquelas afastadas das grandes realizações materiais. Por fim, será analisado o RE 407.688, em que o STF considerou que o referido inciso VII é constitucional e não contrasta com o direito social à moradia, oportunidade em que serão problematizadas algumas questões que parecem ter escapado à percepção dos ministros e que objetivam harmonizar a norma do inciso VII à regra geral da impenhorabilidade do bem de família, sem descaracterizar as razões que justificam a própria proteção do bem de família.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons