Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ChristianLuisTorresBeoutis.pdf519,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Olhando para o passado : uma forma de construir um futuro melhor
Autor(es): Beoutis, Christian Luis Torres
Orientador(es): Pinto, Cristiano Otávio Paixão Araújo
Assunto: Direito internacional dos direitos humanos
Direito à memória e à verdade
Justiça de transição
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: BEOUTIS, Christian Luis Torres. Olhando para o passado: uma forma de construir um futuro melhor. 2013. 54 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de demonstrar procedimentos que podem ser utilizados para reconstruir a historia do passado para que no futuro não se cometam os erros cometidos na ditadura militar. Este estudo tem sido abordado também comparativamente com a Transição de governo do Estado para indicar que tipo de tratamento o Peru utilizou nos casos de abusos aos direitos humanos como também seu posicionamento ante a Corte Internacional de Direitos Humanos. O direito à verdade e o respeito à memória cumpriram um papel fundamental no desenvolvimento deste trabalho porque nesses conceitos podemos entender melhor os acontecimentos do passado e quais tipos de ações podem ser estabelecidas para que não aconteçam mais violações aos Direitos Humanos. Outro ponto importante é a contribuição da Comissão da Verdade e da Corte Interamericana com a busca da verdade e da elaboração de condutas adequadas para a superação desses problemas do passado a ser resolvidos.
Resumén: Este trabajo fue elaborado con el objetivo de demonstrar procedimientos que pueden ser utilizados para reconstruir la historia del pasado para que en el futuro no se repitan los errores cometidos en la dictadura militar. Este estudio ha sido abordado comparativamente con la transición de gobierno del Estado peruano para demonstrar como fue abordado ese gobierno de dictadura indicando que tipo de tratamiento el Perú utilizó en los casos que abusos a los derechos humanos como también su posicionamiento ante la Corte Interamericana de Derechos Humanos. El derecho a la verdad y el respeto a la memoria determinaron un papel fundamental en el desenvolvimiento de este trabajo porque en esos conceptos podemos entender mejor los acontecimientos del pasado y cual tipo de acciones pueden ser establecidas para no sucedan mas violaciones a los derechos humanos. Otro punto importante es la contribución de la Comisión de la verdad y de la Corte Interamericana de Derechos Humanos con la busca de la verdad y elaboración de conductas adecuadas para la superación de esos problemas de pasado a ser resueltos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons