Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/475
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_MonicaMorais.pdf293,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de um programa de educação nutricional em uma escola particular do DF
Autor(es): Morais, Mônica de
Orientador(es): Botelho, Raquel Braz Assunção
Assunto: Alimentos - qualidade
Crianças - nutrição
Educação alimentar e nutricional
Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Data de apresentação: Mar-2006
Data de publicação: 3-Ago-2009
Referência: MORAIS, Mônica de. Avaliação de um programa de educação nutricional em uma escola particular do DF. 2006. 53 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A escola considerada “promotora da saúde” é aquela que pode ser caracterizada por promover ações em saúde, estabelecendo relações favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem do cidadão, estimulando a opção por um estilo de vida saudável onde focaliza a alimentação de qualidade como um dos seus componentes. O objetivo do estudo foi desenvolver um programa de educação nutricional em escola e avaliar seu impacto. A pesquisa foi do tipo exploratória, sendo um estudo de caso com método dedutivo. O programa de educação nutricional foi elaborado para ser desenvolvido em uma escola privada do plano piloto do Distrito Federal. As atividades foram divididas em nove etapas sendo adaptadas conforme as necessidades estabelecidas na programação da escola. Participaram do programa 500 crianças com idade de 2 a 7 anos. As etapas foram: 1-a criação de um kit de lanche saudável, 2-duas avaliações antropométricas das crianças, 3-participação na feira de saúde, 4-produção de um jornalzinho com informações nutricionais, 5- palestra sobre os hábitos alimentares infantis, 6-participação nas comemorações do dia das mães e dos 7- pais, 8-atividades lúdicas, 9-aula prática de hortaliças e 10- avaliação do programa. A avaliação foi realizada por meio de aplicação de questionários aos pais que determinavam a qualidade de cada uma das atividades. As atividades que mais se destacaram foram em ordem decrescente 9, 2, 8, 6, 7, 3, 5, 4. Durante o seu primeiro ano o projeto apresentou importantes fragilidades como: divulgação insuficiente das atividades principalmente aquelas realizadas fora da escola, dificuldades no acesso aos resultados das avaliações nutricionais, opções do Kit de lanche, melhor horário para realização das palestras e maior comunicação via agenda escolar, internet e informações em murais. No entanto, o programa é válido e deve continuar em 2006, pois algumas mudanças ocorreram no comportamento das crianças e dos pais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.03.TCC.475
Aparece na Coleção:Qualidade em Alimentos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.