Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EmanueleCardosoLopesdaSilva.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análises físico-químicas e comparação de rotulagem de bebidas lácteas e iogurtes.
Autor(es): Silva, Emanuele Cardoso Lopes da
Orientador(es): Borgo, Luiz Antônio
Assunto: Bebida láctea
Derivados do leite
Informação nutricional
Rótulos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Abr-2013
Referência: SILVA, Emanuele Cardoso Lopes da. Análises físico-químicas e comparação de rotulagem de bebidas lácteas e iogurtes. 2013. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite que pode ser utilizado para fabricação de vários derivados, como o iogurte e a bebida láctea. O soro de leite, que outrora era descartado com consequências indesejáveis, considerado um alimento muito rico por possuir mais da metade dos nutrientes do leite é, hoje, utilizado na produção de bebidas lácteas. Produtos lácteos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são todos os alimentos obtidos mediante qualquer elaboração do leite. Os iogurtes e as bebidas lácteas usualmente são tratados como o mesmo produto nos mercados; o que atrai consumidores são os preços mais acessíveis da bebida láctea. Foram selecionadas, nos supermercados de Brasília, cinco bebidas lácteas e seis iogurtes de uma mesma marca. As análises físico-químicas foram realizadas no Laboratório de Análise de Alimentos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. Realizaram-se as análises da Acidez Dornic, Proteína, Gordura, Teste da Peroxidase e Teste da Fosfatase Alcalina, e as análises sensoriais e de rotulagem, de acordo com as Instruções Normativas nº 68, de 12 de dezembro de 2006, IN n° 16, de 23 de agosto de 2005 e IN n° 46, de 23 de outubro de 2007. Foi constatado que, dentre os produtos analisados, houve os que não apresentam todas as especificações de rotulagem corretas. Todos os produtos apresentaram a rotulagem nutricional obrigatória corretamente de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 360/03. De acordo com todas as leis e resoluções vigentes, sete de onze produtos apresentaram-se dentro das regulamentações estabelecidas. Todos os produtos apresentaram os testes de Peroxidase e Fosfatase negativos. Os testes para acidez apresentaram uma grande variação, na faixa entre 64,66ºD e 113,45°D. Não há legislação para acidez de bebidas lácteas e, como acidez não é um valor nutricional, não é necessária sua apresentação no rótulo. Os testes com gordura apresentaram pequena variação entre seus valores totais. Apenas quatro produtos estão em conformidade com a rotulagem e a matéria gorda e os testes com proteína apresentaram pequena variação quantitativa de seus valores. Os rótulos de dois produtos, que são orgânicos, estão fora da legislação de rotulagem. Outros dois estão fora da legislação para cada tipo de produto e estão fora da lei de acordo com a análise feita em laboratório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons