Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaEduardaPraxedesSilva.pdf436,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor do lucro : usura e justiça nas Ordenações Afonsinas (séc. XV)
Autor(es): Silva, Maria Eduarda Praxedes
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Portugal - Direito - história
Direito canônico
Usura
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 21-Mar-2013
Referência: SILVA, Maria Eduarda Praxedes. O valor do lucro: usura e justiça nas Ordenações Afonsinas (séc. XV). 2013. 42 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a usura no discurso das Ordenações Afonsinas. Embora a usura já tenha sido bastante estudada pelos historiadores, ainda assim, é um assunto que não se esgota, por sua amplitude e complexidade. Neste sentido, as Ordenações Afonsinas, devido a suas características compiladoras de usos e costumes que se alongam no tempo, constituem um corpus jurídico-político que permite, por meio do estudo de seu discurso, compreender aspectos essenciais da sociedade medieval portuguesa, como a usura. Mais precisamente, são analisados com detalhe alguns títulos do Livro IV, levando em conta as lógicas corporativas, numa perspectiva de longa duração. Ao mesmo tempo, busca-se contrapor a concepção de usura presente nas Ordenações Afonsinas com a historiografia que trata do assunto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons