Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MiguelVieiradeMeloNeto.pdf884,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cabo-de-guerra no ensino da 3ª lei de Newton : uma proposta pedagógica para o ensino de física
Autor(es): Melo Neto, Miguel Vieira de
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Coorientador(es): Ferreira, Ivan da Costa
Assunto: Atividades lúdicas
Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Set-2012
Data de publicação: 21-Mar-2013
Referência: MELO NETO, Miguel Vieira de. O cabo-de-guerra no ensino da 3ª lei de Newton: uma proposta pedagógica para o ensino de física. 2012. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O cabo-de-guerra no ensino da 3ª lei de Newton: uma proposta pedagógica para o ensino de física O presente trabalho visa avaliar o impacto do cabo-de-guerra na aprendizagem da 3ª lei de Newton da Mecânica. Para tanto foi desenvolvida a atividade lúdica proposta e aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de avaliar o impacto da atividade no aprendizado aplicou-se questionário para os aluno e realizou-se uma conversa com os professores para conhecer a percepção deles sobre a atividade. Os resultados dos questionários e a conversa com os professores levam a crer que a atividade proporcionou aos alunos uma maior motivação e participação nas aulas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The tug-of-war in the teaching of Newton's 3rd law: a pedagogical proposal for teaching of physics. This study aims to evaluate the impact of the tug-of-war in learning Newton's 3rd Law of Mechanics. Therefore we developed the play activity proposed and applied to classes in 9th grade of elementary school. In order to assess the impact of the learning activity a test was applied to the student and held a conversation with teachers to know their perception of the activity. The results of the tests and discussion with teachers suggest that the activity provided the students fulfilled increased motivation and participation in class.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons