Título: | A percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitiva |
Autor(es): | Santos, Lídia Isabel Barros dos |
Orientador(es): | Abreu, Carolina Becker Bueno de |
Coorientador(es): | Meneses, Kátia Vanessa Pinto de |
Assunto: | Jogos por computador Idosos - saúde Demência senil |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 19-Mar-2013 |
Referência: | SANTOS, Lídia Isabel Barros dos. A percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitiva. 2012. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Nos últimos anos aumentou o número de profissionais de saúde que utilizam jogos computacionais para estimulação cognitiva de idosos com déficit cognitivo leve e demência leve. Contudo, a quantidade de estudos específicos é pequena e quase não há interface adaptada para as necessidades desse público. Sendo assim, construiu-se no Projeto Promoção do Desempenho Cognitivo (ProDC), um sistema com jogos computacionais para idosos. OBJETIVO: Analisar as percepções dos idosos com relação às facilidades e dificuldades encontradas para o uso de computadores e de jogos, e, por fim, verificar suas opiniões com relação ao uso dos jogos para fins terapêuticos. MÉTODOS: Essa é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa das análises das percepções de idosos, após participarem de um programa de estimulação cognitiva com os jogos do ProDC. Aplicou-se um questionário semi-estruturado, construído pela pesquisadora considerando o contexto da pesquisa. RESULTADOS: Nesta pesquisa, 83,33% (5) da amostra é do gênero feminino e 16,66% (1) do gênero masculino, com média de idade de 71,5 anos (64-81 anos) e escolaridade média de 10,83 anos de estudo formal (6-18 anos). Destes, 66,66% (4) já tinham contato prévio com o computador, e 33,33% (2) o usavam pela primeira vez. Todos os participantes acreditam que a utilização de jogos computacionais é um bom recurso terapêutico para estimulação cognitiva do idoso. DISCUSSÃO: Os pontos que demandam correções e ajustes, revelaram a necessidade de explorar melhor as carências e as limitações do idoso frente a utilização do computador. Os aspectos físicos da máquina e as características visuais podem se tornar uma barreira de acesso e interação entre o idoso e o computador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se que mesmo os idosos que apresentaram alguma dificuldade no início do seu contato com o computador, permitiram-se conhecer, e por fim, gostaram da experiência. Esse fato revela a boa aceitabilidade que os idosos pesquisados tiveram ao utilizar jogos computacionais planejados e criados de acordo com a peculiaridade do usuário idoso e seu comprometimento cognitivo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2012. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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