Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Carolina Becker Bueno de | - |
dc.contributor.author | Santos, Lídia Isabel Barros dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lídia Isabel Barros dos. A percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitiva. 2012. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2012. | en |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Nos últimos anos aumentou o número de profissionais de saúde que utilizam jogos computacionais para estimulação cognitiva de idosos com déficit cognitivo leve e demência leve. Contudo, a quantidade de estudos específicos é pequena e quase não há interface adaptada para as necessidades desse público. Sendo assim, construiu-se no Projeto Promoção do Desempenho Cognitivo (ProDC), um sistema com jogos computacionais para idosos. OBJETIVO: Analisar as percepções dos idosos com relação às facilidades e dificuldades encontradas para o uso de computadores e de jogos, e, por fim, verificar suas opiniões com relação ao uso dos jogos para fins terapêuticos. MÉTODOS: Essa é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa das análises das percepções de idosos, após participarem de um programa de estimulação cognitiva com os jogos do ProDC. Aplicou-se um questionário semi-estruturado, construído pela pesquisadora considerando o contexto da pesquisa. RESULTADOS: Nesta pesquisa, 83,33% (5) da amostra é do gênero feminino e 16,66% (1) do gênero masculino, com média de idade de 71,5 anos (64-81 anos) e escolaridade média de 10,83 anos de estudo formal (6-18 anos). Destes, 66,66% (4) já tinham contato prévio com o computador, e 33,33% (2) o usavam pela primeira vez. Todos os participantes acreditam que a utilização de jogos computacionais é um bom recurso terapêutico para estimulação cognitiva do idoso. DISCUSSÃO: Os pontos que demandam correções e ajustes, revelaram a necessidade de explorar melhor as carências e as limitações do idoso frente a utilização do computador. Os aspectos físicos da máquina e as características visuais podem se tornar uma barreira de acesso e interação entre o idoso e o computador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se que mesmo os idosos que apresentaram alguma dificuldade no início do seu contato com o computador, permitiram-se conhecer, e por fim, gostaram da experiência. Esse fato revela a boa aceitabilidade que os idosos pesquisados tiveram ao utilizar jogos computacionais planejados e criados de acordo com a peculiaridade do usuário idoso e seu comprometimento cognitivo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Jogos por computador | en |
dc.subject.keyword | Idosos - saúde | en |
dc.subject.keyword | Demência senil | en |
dc.title | A percepção do idoso sobre os jogos do projeto promoção do desempenho cognitivo e o uso de jogos computacionais em programas de estimulação cognitiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-19T13:13:05Z | - |
dc.date.available | 2013-03-19T13:13:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-19T13:13:05Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4626 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Meneses, Kátia Vanessa Pinto de | - |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|