Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosanaGaldinaRafael.pdf766,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práxis pedagógica : um estudo descritivo da educação física escolar
Autor(es): Rafael, Rosana Galdina
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Motivação na educação
Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: RAFAEL, Rosana Galdina. Práxis pedagógica: um estudo descritivo da educação física escolar. 2012. viii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: A partir de levantamentos teóricos sobre o contexto da Educação Física Escolar constou-se indícios de que os alunos desta disciplina não são motivados para sua prática e a considera uma disciplina menos importante para sua formação se comparada as demais disciplinas componentes do currículo escolar proposto pelas instituições de ensino. Desta forma, este estudo teve o objetivo de conhecer a percepção do aluno quando a Educação Física Escolar através de um estudo de caso realizado em uma escola da rede pública do Município de Ariquemes, Estado de Rondônia. Para isso o presente trabalho fixou-se bibliograficamente sobre dois aspectos principais: a concepção de Educação Física desde tempos remotos ao entendimento desta como cultura corporal de movimento e o contexto desta no ambiente escolar (envolvendo diversos sujeitos como: alunos, professores e instituição de ensino). Logo, este estudo constatou que entre as disciplinas trabalhadas no 3° e 4° ciclos escolares a Educação Física é uma matéria sem maiores relevâncias para a formação do aluno segundo sua percepção, pois o mesmo a reconhece como um objeto voltado basicamente para o lazer e não para sua formação como indivíduo. Assim, diante desta constatação este trabalho menciona como contribuições teórica e prática o levantamento de três fatores principais que convergem para tais resultados: 1) ausência de uma proposta pedagógica clara e objetiva para os alunos; 2) metodologia e didática do ensino pouco diversificada; e, 3) condições ambientais desfavoráveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons