Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Garcia Cordero, Osvaldo Homero | - |
dc.contributor.author | Rafael, Rosana Galdina | - |
dc.identifier.citation | RAFAEL, Rosana Galdina. Práxis pedagógica: um estudo descritivo da educação física escolar. 2012. viii, 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | A partir de levantamentos teóricos sobre o contexto da Educação Física Escolar constou-se indícios de que os alunos desta disciplina não são motivados para sua prática e a considera uma disciplina menos importante para sua formação se comparada as demais disciplinas componentes do currículo escolar proposto pelas instituições de ensino. Desta forma, este estudo teve o objetivo de conhecer a percepção do aluno quando a Educação Física Escolar através de um estudo de caso realizado em uma escola da rede pública do Município de Ariquemes, Estado de Rondônia. Para isso o presente trabalho fixou-se bibliograficamente sobre dois aspectos principais: a concepção de Educação Física desde tempos remotos ao entendimento desta como cultura corporal de movimento e o contexto desta no ambiente escolar (envolvendo diversos sujeitos como: alunos, professores e instituição de ensino). Logo, este estudo constatou que entre as disciplinas trabalhadas no 3° e 4° ciclos escolares a Educação Física é uma matéria sem maiores relevâncias para a formação do aluno segundo sua percepção, pois o mesmo a reconhece como um objeto voltado basicamente para o lazer e não para sua formação como indivíduo. Assim, diante desta constatação este trabalho menciona como contribuições teórica e prática o levantamento de três fatores principais que convergem para tais resultados: 1) ausência de uma proposta pedagógica clara e objetiva para os alunos; 2) metodologia e didática do ensino pouco diversificada; e, 3) condições ambientais desfavoráveis. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - educação física | en |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | en |
dc.title | Práxis pedagógica : um estudo descritivo da educação física escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-18T14:59:01Z | - |
dc.date.available | 2013-03-18T14:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-18T14:59:01Z | - |
dc.date.submitted | 2012-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4623 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|