Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SirleiTerezinhaSilveira.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico da aquisição das habilidades locomotoras fundamentais em crianças do 2º ano do ensino fundamental na Escola de período integral Professor Venâncio Kottwiz em Ariquemes
Autor(es): Silveira, Sirlei Terezinha
Orientador(es): Barron Conroy, Juan Adalio
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Educação física para crianças
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: SILVEIRA, Sirlei Terezinha. Diagnóstico da aquisição das habilidades locomotoras fundamentais em crianças do 2º ano do ensino fundamental na Escola de período integral Professor Venâncio Kottwiz em Ariquemes. 2012. viii, 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: Os padrões maduros da fase dos movimentos fundamentais são necessários para ingressar na fase dos movimentos especializados, contudo se forjados os ambientes e oferecidos os recursos para que isso ocorra. Diante da importância dos movimentos para a infância, por fim se ambiciona enaltecer a importância da intervenção do professor de Educação Física nesse contexto. Nessa perspectiva se pretende fazer um diagnóstico do potencial das crianças de seis e sete anos relação ao desenvolvimento das habilidades locomotoras. A amostra foi constituída por 45 alunos, com idade entre 6 a 7 anos, sendo 28 do gênero masculino e 17 do gênero feminino, oriundos da Escola Professor Venâncio Kottwitz do Municipal de período integral na cidade de Ariquemes-RO. O instrumento metodológico utilizado foi utilizado o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), desenvolvido por Dale Ulrich (2000) e para análise dos padrões fundamentais de movimento locomotor a abordagem desenvolvimentista proposta o por David Gallahue para a avaliação do desempenho motor. O teste incidiu sobre a avaliação locomotora: correr, galopar, saltitar, saltar sobre obstáculo, saltar horizontal e deslizar com deslocamento lateral. Analisando através dos estágios; inicial, elementar e maduro. Os resultados indicaram que os sujeitos avaliados, apresentam índices médios superiores no desenvolvimento locomotor. Conclui-se que as crianças analisadas não se encontram no estagio esperado por essa pesquisa. Observa-se também que os sujeitos do gênero feminino apresentaram escores médios superiores aos sujeitos do gênero masculino nos movimentos nos seis movimentos locomotores analisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons