Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraRodriguesdaSilvaBorges.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso : o morango (Fragaria x ananassa Duch) na venda e comercialização dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Autor(es): Borges, Barbara Rodrigues da Silva
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Assunto: Produtividade agrícola
Morango
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Agricultura familiar
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: BORGES, Barbara Rodrigues da Silva. Estudo de caso: o morango (Fragaria x ananassa Duch) na venda e comercialização dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 2013. x, 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Resumo: A comercialização dos produtos agrícolas é um dos gargalos enfrentados pelos produtores rurais, principalmente os pequenos. Buscando minimizar este problema, o Governo Federal criou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Através deste, o Estado passou a participar do processo de comercialização da agricultura familiar, garantindo a aquisição de produtos a preços justos e incentivando a pequena produção. Na região de Brazlândia no Distrito Federal a cultura do morango tem grande importância econômica por se tratar de uma cultura de uso intensivo de mão de obra e praticado geralmente por pequenos produtores. Agricultura familiar encontra dificuldades para escoar o excesso de produção de morango na época de safra, e o PAA se apresenta como uma alternativa de destinação de produção. O principal objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos preços do morango no mercado na região do Distrito Federal e compará-los ao preço praticado no Programa de Aquisição de Alimentos. Os resultados mostram que o morango apresenta uma sazonalidade de preços muito intensa que pode ser minimizada com a destinação da fruta aos mercados institucionais, garantindo um preço justo e evitando que o preço na época da safra despenque causando prejuízo aos pequenos produtores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons