Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NeziaBrazMartins.pdf783,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos no processo de aprendizagem na visão do educador no ensino fundamental
Autor(es): Martins, Nézia Braz
Orientador(es): Barros, Josilene Almeida de
Assunto: Jogos educativos
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: MARTINS, Nézia Braz. Os jogos no processo de aprendizagem na visão do educador no ensino fundamental. 2012. ix, 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância dos jogos no processo de aprendizagem na visão do educador para a educação fundamental em uma escola pública de Porto Velho-RO localizada no Distrito de Abunã, Município de Porto Velho. Para tal, realizou-se um estudo bibliográfico e descritivo baseado em uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram aplicados questionários para seis professoras do ensino fundamental. Nesse sentido, procurou-se averiguar qual a importância do jogo no processo de aprendizagem do aluno na visão do educador. A pesquisa aponta que o jogo representa a possibilidade de ampliação do espaço social da criança, em função da interação, convivência e dos laços estabelecidos com outros sujeitos que com ela brinca. O jogo como parte metodológica das aulas de educação física, como também nas demais disciplinas, contribui de forma significativa para o desenvolvimento do aluno na construção de sua aprendizagem no espaço escolar. Também proporciona a criança acesso a vários tipos de conhecimentos e habilidades. O jogo, da mesma forma que a educação física, dentro da escola pode se tornar um grande aliado na aprendizagem, pois pode auxiliar na construção da personalidade da criança, contudo, é preciso que o professor seja o mediador dessa construção e para isso precisa ser bem qualificado e dispor de recursos metodológicos que contribuam para está prática. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to highlight the importance of games in the learning process in view of the educator for primary education in a public school in Porto Velho, RO located in the District of Abuna, city of Porto Velho. To this end, we carried out a bibliographic and descriptive based on a qualitative and quantitative research. Questionares were applied to six elementary school teachers. Accordingly, we sought to ascertain the importance of play in the learning process of students in view of the educator. The research shows that the game is the possibility of expanding the social space of the child, depending on the interaction, coexistence and links established with other subjects with which she plays. The methodological part of the game as physical education classes, but also in other disciplines, contributes significantly to the development of the student in the construction of their learning in school. It also gives the child access to multiple types of knowledge and skills. The game, the same way that physical education within the school can become a great ally in learning because it can help build the child's personality, however, it is necessary that the teacher is the mediator of this building and it needs to be well qualified and have methodological features that contribute to this practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons