Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaMonicaZimmerSimionatoBiavatti.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O profissional de educação física frente ao processo de inclusão escolar
Autor(es): Biavatti, Maria Mônica Zimmer Simionato
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Inclusão escolar
Educação física
Planejamento educacional
Professores de educação física
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 13-Mar-2013
Referência: BIAVATTI, Maria Mônica Zimmer Simionato. O profissional de educação física frente ao processo de inclusão escolar. 2012. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Velho-RO, 2012.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se os recursos pedagógicos utilizados pelo professor de Educação Física proporciona a inclusão educacional dos alunos deficientes. Para tanto se utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com perguntas fechadas a professores de uma escola pública da rede municipal na cidade de Porto Velho-RO. A educação especial é uma modalidade de ensino que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 tem por finalidade priorizar as pessoas com necessidades educacionais especiais dando a oportunidade para que todos tenham acesso à escola e de preferência com profissionais especializados e que possam atender as suas especialidades. Neste sentido, é colocado em evidencia o direito a educação e a escola inclusiva. A educação inclusiva, enquanto paradigma rompe com princípios e diretrizes da educação especial e busca alcançar a concepção de educação direito de todos. A Educação Física Escolar com o princípio da Inclusão deve ter como eixo fundamental o aluno e, sendo assim, desenvolver as competências de todos os discentes e oportunizar aos mesmos as condições para que tenham acesso aos conteúdos que esta disciplina propõe, com participação plena, adotando para tanto estratégias adequadas, evitando a exclusão ou alienação. A Educação Física para atender às reais necessidades da criança, precisa ter como ponto de partida a compreensão das mudanças no seu comportamento motor, com o objetivo de identificar tais necessidades. Haja vista, que os benefícios da inclusão na Educação Física são inúmeros, pois quando se participa com outras pessoas acontece um aumento de auto-estima, melhoria da competência física e social e também um aumento na variedade de modelos sociais propícios pela diversidade dos participantes. O professor de Educação Física na Educação Especial deve observar individualmente cada criança, e descobrir suas necessidades e, a partir daí, planejar suas aulas. Avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade. Para desenvolver o processo de inclusão em uma escola, deve haver um trabalho com os professores, e estes devem entender plenamente o sentido da inclusão, ou seja, que quem se adapta é a escola ao aluno e não o aluno à escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons