Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Biavatti, Maria Mônica Zimmer Simionato | - |
dc.identifier.citation | BIAVATTI, Maria Mônica Zimmer Simionato. O profissional de educação física frente ao processo de inclusão escolar. 2012. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Velho-RO, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar se os recursos pedagógicos utilizados pelo professor de Educação Física proporciona a inclusão educacional dos alunos deficientes. Para tanto se utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com perguntas fechadas a professores de uma escola pública da rede municipal na cidade de Porto Velho-RO. A educação especial é uma modalidade de ensino que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 tem por finalidade priorizar as pessoas com necessidades educacionais especiais dando a oportunidade para que todos tenham acesso à escola e de preferência com profissionais especializados e que possam atender as suas especialidades. Neste sentido, é colocado em evidencia o direito a educação e a escola inclusiva. A educação inclusiva, enquanto paradigma rompe com princípios e diretrizes da educação especial e busca alcançar a concepção de educação direito de todos. A Educação Física Escolar com o princípio da Inclusão deve ter como eixo fundamental o aluno e, sendo assim, desenvolver as competências de todos os discentes e oportunizar aos mesmos as condições para que tenham acesso aos conteúdos que esta disciplina propõe, com participação plena, adotando para tanto estratégias adequadas, evitando a exclusão ou alienação. A Educação Física para atender às reais necessidades da criança, precisa ter como ponto de partida a compreensão das mudanças no seu comportamento motor, com o objetivo de identificar tais necessidades. Haja vista, que os benefícios da inclusão na Educação Física são inúmeros, pois quando se participa com outras pessoas acontece um aumento de auto-estima, melhoria da competência física e social e também um aumento na variedade de modelos sociais propícios pela diversidade dos participantes. O professor de Educação Física na Educação Especial deve observar individualmente cada criança, e descobrir suas necessidades e, a partir daí, planejar suas aulas. Avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade. Para desenvolver o processo de inclusão em uma escola, deve haver um trabalho com os professores, e estes devem entender plenamente o sentido da inclusão, ou seja, que quem se adapta é a escola ao aluno e não o aluno à escola. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Educação física | en |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | en |
dc.title | O profissional de educação física frente ao processo de inclusão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-03-13T13:45:18Z | - |
dc.date.available | 2013-03-13T13:45:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-13T13:45:18Z | - |
dc.date.submitted | 2012-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4593 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|