Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4590
Título: | A motivação como fator interferente nas aulas de educação física : um recorte do Norte do Amapá |
Autor(es): | Nery, Eliel Cleberson da Silva |
Orientador(es): | Vaz, Kétsia Rosana Costa da Conceição |
Assunto: | Motivação na educação Educação física |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 13-Mar-2013 |
Referência: | NERY, Eliel Cleberson da Silva. A motivação como fator interferente nas aulas de educação física: um recorte do Norte do Amapá. 2012. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho está relacionado a um estudo de campo realizado em uma realidade norte-amapaense com intuito de analisar os fatores que interferem na motivação dos alunos para a prática da educação física. A motivação, objeto desta produção descreve um estado de disposição para a ação decorrente de fatores externos e de fatores internos ao individuo e contribui para a reflexão em torno da educação física escolar visando tornar os conteúdos da cultura corporal acessíveis a todos os indivíduos da escola (as meninas, os gordinhos, as minorias, etc.). Para tanto a coleta de dados foi realizada a partir de observações e da aplicação de um questionário com questões fechadas. Algumas pesquisas como as realizadas por MARTINEK (2004) e KOBAL (1996) também foram relevantes nessa produção e trouxeram informações importantes para o trabalho. Nesse sentido a pesquisa desvelou que entre os fatores extrínsecos que mais interferem na motivação dos alunos pesquisados são a obrigatoriedade da disciplina no currículo, a avaliação do professor e dos alunos quanto ao desempenho, quando o grupo é acolhedor. Intrinsecamente, os alunos são motivados pela aprendizagem de novos conteúdos e habilidades e principalmente quando tem a oportunidade de atuar (jogar, participar,etc.) no contexto da aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura Macapá-AP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons